O Rally Cerapió 2022 terminou para as motos com campeões de oito diferentes estados brasileiros. Válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM), a prova contou com representantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Gross, Paraná, Alagoas, Bahia, São Paulo e Ceará nas primeiras posições das 13 categorias. O último dia da 35ª edição do evento, que seria na sexta-feira (28/1), entre Parnaíba (PI) e Barreirinhas (MA), foi cancelado devido ao falecimento do piloto capixaba Daniel Santos, que participava da competição. Com isso, foram percorridos cerca de 900 quilômetros, em três dias de competição, entre Caucaia (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE) e Luís Correia (PI).
Na categoria Elite, que reúne os principais nomes da modalidade, Jomar Grecco (#2), do Espírito Santo, conquistou o bicampeonato consecutivo. “O Cerapió sempre tem essa estrutura gigante, um evento bem feito, organização impecável em todos os sentidos. A parte técnica sempre bem feita: roteiro, levantamento e planilha. Os três dias que valeram foram sensacionais com trilhas técnicas, muita navegação. Estou feliz com o bicampeonato. Esses dois títulos eram o que faltavam na minha carreira: o Piocerá conquistado no ano passado e agora o Cerapió. O rally não terminou do jeito que a gente queria, sendo interrompido por uma fatalidade. O off-road está em luto pela perda de um piloto”, ressalta.
Claudio Ferreira da Silva (#26), de Minas Gerais, foi o campeão da Graduado. “Quero parabenizar a organização pela prova técnica e muita trilha bacana. Uma pena o que aconteceu com o Daniel, mas tenho certeza que ele estava fazendo o que gostava. Estou muito feliz com esse título”, conta.
Na Dupla Graduado, Rogerio Toledo Filho (#201A), do Mato Grosso, e Gabriel Calçado (#201B), de Minas Gerais, venceram os três dias na categoria. “É o meu primeiro título no Cerapió. Em 2020, escapou por pouco devido a uma quebra mecânica. Vencer essa prova é algo que eu almejo desde a minha primeira participação. No ano passado treinei bastante para competir em 2022 nas duplas. Tivemos a felicidade de saímos como campeões, o que é motivo de muita alegria e felicidade”, destaca Filho. “Este é o meu terceiro Cerapió/Piocerá. Ano passado fiquei em quarto lugar na Graduado. Andamos bem, tivemos uma boa sintonia e não cometemos erros. Ano que vem estaremos juntos novamente”, completa Calçado.
Pela categoria Brasil, destinada às motos de fabricação nacional, Tiago Wernersbach (#53), do Espírito Santo, vice-campeão de 2021, levou seu primeiro título da competição. “Estou muito feliz, pena que, infelizmente, não terminou do jeito esperado. Meus sentimentos a família e amigos do meu conterrâneo. Agora é focar para as próximas competições”, diz. Na Over 40, o primeiro lugar na classificação ficou com Leonnardo Nannetti (#39), de Minas Gerais.
Um dos campeões do Paraná desta edição, Claudio Hiert (#61) levou a melhor na Over 45. “O Cerapió é um evento diferenciado dos demais que a gente faz e compete. O condicionamento físico é essencial para uma prova como essa. Foram três dias muito acirrados, consegui manter meu ritmo e minha meta. Ano que vem estarei de volta”, evidencia.
Victor Wanderley (#115), de Alagoas, que conquistou em 2021 o título da Dupla Novato ao lado do pai, neste ano encarou a Intermediária e foi campeão. “Esse título representa para mim muita superação. Me esforcei muito durante todo o ano para conseguir terminar a prova em busca de um pódio, independente da colocação. Tudo superou minhas expectativas”, revela.
Também da região Nordeste, só que do estado da Bahia, Roberlan Checon (#74) venceu a Over 50. “Participar do Cerapió é a realização de um sonho. Também queria conquista um pódio, mas no decorrer da prova, vi que dava para buscar o título. Têm muitos pilotos consagrados do Brasil nessa categoria, sorte que abri vantagem nos dois primeiros dias de prova”, comenta.
Péricles Dutra, do Paraná, conquistou o hexacampeonato na Over 50. “Gostei bastante das etapas de um modo geral, principalmente do do segundo e terceiro dias. A prova tem que ter dificuldade para medir os pilotos”, avalia. George Parik, de São Paulo, levou o título da Over 60. “Essa é a minha terceira vez no Cerapió. Nas duas primeiras, fiquei com o vice. Neste ano estava bem preparado e não tive nenhum imprevisto maior”, conta.
Entre os Novatos, o troféu de campeão foi para José Francisco Ferreira Junior, o “Junior 230” (#147), de Minas Gerais. Convidado para participar do Cerapió 2022, o influenciador e dono de um movimentado canal off-road no YouTube e nas redes sociais venceu a categoria. “Foi uma experiência sensacional. Muito feliz em ter participado, vim com uma expectativa muito alta em relação ao evento, mas superou ainda mais. Infelizmente tivemos uma fatalidade no penúltimo dia. Meus sentimentos para a família do Daniel”, solidariza-se.
Pela Dupla Novato, Luiz Cavalcante Ferreira (#212B) e Marcus Silveira (#212A), do Ceará, foram os campeões. “Há muitos anos sonhávamos em participar desse que é o maior rally de regularidade das Américas. Sabíamos que ia ser muito difícil, mas conseguimos sair com esse título. Foi uma experiência incrível que pretendemos tentar repetir nos próximos anos”, planeja Teixeira. “Anos atrás tive o prazer de estar em uma largada do Cerapio e decidi que um dia iria participar. Este ano a oportunidade chegou e logo no ano de estreia, consegui ser campeão. Parabéns a organização que fez um evento perfeito, a nossa equipe de apoio que fez um trabalho incrível e agradecer o apoio dos familiares e amigos”, finaliza.
Além das categorias de enduro, a competição conta com a Moto Rally para competidores que realizam o percurso dos carros, quadriciclos e UTVs. O campeão foi Thiago Alves Feitosa (#150).
O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio do Ministério do Turismo Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Resultados Final Motos – Rally Cerapió 2022
Elite (cinco primeiros)
1º Jomar Grecco #2 – Domingos Martins (ES) – 69 pontos
2º Luciano Vasconcelos Paiva #9 – Sete Lagoas (MG) – 67 pontos
3º Emerson Loth “Bomba” #1 – Curitiba (PR) – 60 pontos
4º Guilherme Cascaes #3 – Tubarão (SC) – 50 pontos
5º Thales Brito #7 – Três Pontas (MG) – 48 pontos
Graduado (cinco primeiros)
1º Claudio Ferreira da Silva Jr #26 – Juiz de Fora (MG) – 55 pontos
2º Guilherme Viana Costa Tavares #15 – Palmas (TO) – 53 pontos
3º Vinicius Calafati Ribeiro #31 – Guariba (SP) – 51 pontos
4º Gustavo Ferraz #19 – Poços de Caldas (MG) – 49 pontos
5º Bruno Bonini #25 – Ouro Preto do Oeste (RO) – 48 pontos
Over 40 (cinco primeiros)
1º Leonnardo Nannetti #39 – Machado (MG) – 69 pontos
2º Jony Jachtchechen #42 Curitiba (PR) – 62 pontos
3º Lauro Rodolpho Soares Lopes #34 – Teresina (PI) – 61 pontos
4º Sandro Osmar Conci #36 – Fortaleza (CE) – 58 pontos
5º Alessandro Cota Viana #35 – Hernandarias (Paraguai) – 49 pontos
Dupla Graduado (cinco primeiros)
1º Rogerio Toledo Filho #201A / Gabriel Calçado #201B – Sorriso (MT) / Ubá (MG) – 75 pontos
2º Wenderson S. Duarte (Nenel) #205B / Saul Zakkour #205A – Rio de Janeiro (RJ) – 62 pontos
3º Marino Botta Alves #206B / José Carlos de Pádua #206A – São Sebastião do Paraíso (MG) – 58 pontos
4º Cidmar Oliveira #204B / Alexandre Negreiros #204A – Fortaleza (CE) – 56 pontos
5º Eduardo Kappaun #209B / Gustavo da Silva Ante #209A – Ji-Paraná (RO) – 49 pontos
Brasil (cinco primeiros)
1º Tiago Luiz Wernersbach #53 – Marechal Floriano (ES) – 72 pontos
2º Alex Nunes Azevedo #52 – Lagoa da Prata (MG) – 65 pontos
3º Patrick Parry Carneiro #54 – Parnaíba (PI) – 60 pontos
4º Gilberto Sobreira Filho #49 – Palmas (TO) – 58 pontos
5º Gilmar Rodrigues Cipriano #47 – Teresina (PI) – 48 pontos
Over 45 (cinco primeiros)
1º Claudio Hiert #61 – Toledo (PR) – 70 pontos
2º Jesus Vicente Ribeiro #70 – Patos de Minas (MG) – 56 pontos
3º Paulo Leandro Ferreira #64 – Foz do Iguaçu (PR) – 51 pontos
4º Alison Rodrigo Pereira Silva #72 – Lagoa da Prata (MG) – 50 pontos
5º Ricardo Gondim de Oliveira #59 – Fortaleza (CE) – 46 pontos
Intermediaria (cinco primeiros)
1º Victor Lopes Lins Wanderley #115 – União dos Palmares (AL) – 65 pontos
2º Dionizio Soares Godinho Neto #101 – Guaraciaba do Norte (CE) – 61 pontos
3º Daniel Ferreira de Paiva #102 – Guaraciaba do Norte (CE) – 55 pontos
4º Tiago Chaves Aires de Melo #109 – Luis Eduardo Magalhães (BA) – 54 pontos
5º Henilton Tavares Pinheiro #100 – Palmas (TO) – 49 pontos
Over 50 (cinco primeiros)
1º Roberlan Furlaneto Checon #74 – Porto Seguro (BA) – 72 pontos
2º Marcio Jose Miranda #88 – Lagoa da Prata (MG) – 64 pontos
3º Sandro Hoffmann #63 – Venda Nova do Imigrante (ES) – 56 pontos
4º Leildo Silva #79 – São José dos Campos (SP) – 53 pontos
5º Nereo Paludo #80 – Foz do Iguaçu (PR) – 45 pontos
Over 55 (cinco primeiros)
1º Péricles Dutra #93 – Londrina (PR) – 72 pontos
2º Jose Alberto Scheid #96 – Crissiumal (RS) – 63 pontos
3º Edson de Castro Maciel #62 – Lagoa da Prata (MG) – 60 pontos
4º Luiz Aizman #90 – Rio de Janeiro (RJ) – 44 pontos
5º Eduardo Miota Corona #95 – Suzano (SP) – 44 pontos
Over 60 (cinco primeiros)
1º George Parik #190 – Jandira (SP) – 70 pontos
2º Alvaro Sanguesa Weyne #187 – Fortaleza (CE) – 67 pontos
3º José Carmo Kasper #189 – Pinhalzinho (SC) – 60 pontos
4º Olinto Gominho Antunes Correia #188 – Fortaleza (CE) – 58 pontos
Novatos (cinco primeiros)
1º José Francisco Ferreira Junior #147 – Betim (MG) – 75 pontos
2º José Victor Costa Silva #144 – São Raimundo Nonato (PI) – 58 pontos
3º Douglas Jesus da Silva #146 – União dos Palmares (AL) – 48 pontos
4º Tarciso Gomes de Oliveira #126 – Belém (PA) – 47 pontos
5º Francisco Chagas Araújo #141 – Picos (PI) – 47 pontos
Duplas novato (cinco primeiros)
1º Luiz Cavalcante Silveira #212B / Marcus Silveira #212A / Redenção (CE) – 72 pontos
2º Caique Gomes Progenio #216B / José Carlos Rigamonte Filho #216A Tome-acu (PA) – 63 pontos
3º Valbertino Betino Guimarães #210B / Davi Mendes de Carvalho #210A – Picos (PI) – 58 pontos
4º Jardson Luz Santos #219A / Tiago Coelho Bezerra #219B – Picos (PI) – 56 pontos
5º Nilson José Alves #220A / Erick Henrique Alves #220B – Campos do Jordão (SP) – 46 pontos
Moto Rally (cinco primeiros)
1º Thiago Alves Feitosa #150 – Fortaleza (CE) – 209 pontos
2º Gustavo Aguillar Teixeira #174 – Teresina (PI) – 175 pontos
3º Marcio Fernandes da Silva #168 – São Raimundo Nonato (PI) – 158 pontos
4º Laercio Bezerra Filho #179 – São Luís (MA) – 154 pontos
5º Marcio Ribeiro Sousa #136 – São José de Ribamar (MA) – 136 pontos