Veja o passo a passo para tirar a sua CNH
Tirar a Carteira Nacional de Habilitação é o desejo, principalmente, de jovens de todo país, e o processo necessário para ter a CNH não é tão difícil quanto parece. Por isso, nós do Clube DETRAN vamos mostrar para você o passo a passo para tirar a sua CNH. Apesar de ter algumas particularidades em cada região do país, o processo é quase o mesmo em todos os Estados. Mas antes, é importante ressaltar que os valores podem sofrer alterações, por isso é recomendado que cada interessado pesquise em sua região os valores cobrados em cada etapa do processo para obter a CNH.
O candidato a motorista pode habilitar-se em 5 categorias diferentes:
- Categoria “A” – Para conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cilindradas;
- Categoria “B” – Para dirigir veículos de 4 rodas com até 3.500 quilos de peso bruto total e capacidade para até 8 passageiros e quadriciclos;
- Categoria “D” – Para dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 pessoas. São os ônibus, micro-ônibus e vans. Além de ser apto para a categoria “A”;
- Categoria “E” – Para conduzir todos os veículos incluídos nos tipos de CNH “B”, “C” e “D”. E estão incluídos as carretas e os caminhões com reboques e semirreboques articulados;
Quem pode tirar a CNH
Para ter a Carteira de Habilitação Nacional o motorista deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, ter RG e CPF. Além disso, será necessário levar cópias simples de RG, CPF, comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação, e também o protocolo de agendamento no DETRAN ou Ciretran local. A solicitação de habilitação deve ser feita nas unidades de trânsito da cidade onde mora.
Exames médicos necessários para tirar a sua CNH
Após realizar o agendamento, deverá comparecer a unidade do DETRAN/Ciretran local para confirmar o cadastro e coletar a biometria. Após isso, o candidato deve realizar os exames médicos (aptidão física e mental) e avaliação psicológica em uma unidade que desejar.
Relação dos exames que o motorista terá que se submeter antes do CFC:
- Avaliação Psicológica;
- Exame de Aptidão Física e Mental.
Matrícula no Centro de Formação de Condutores (CFC)
Munido dos exames devidamente aprovados, o candidato deverá se dirigir a uma unidade de CFC para fazer a sua matrícula das aulas teóricas, e não precisa ser necessariamente no mesmo local das aulas práticas.
Relação das provas que o motorista terá que se submeter depois do CFC:
- Prova escrita, sobre a integralidade do conteúdo programático, desenvolvido em Curso de Formação para Condutor; e
- prova de Direção Veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual esteja se habilitando.
Aulas teóricas deverão ter o total de 45h, sendo divididas pelos temas que precisam ser estudados, como as aulas de Legislação, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Mecânica. Finalizado o curso, o candidato passará pela prova teórica realizada no Detran de cada região.
Aulas Práticas de Direção
Após o término do curso do CFC, o candidato deverá fazer as aulas práticas, e caso não tenha feito todo o processo no mesmo local, deverá procurar uma autoescola para tal. As aulas práticas tiveram uma redução do número de horas/aulas obrigatórias de 25 para 20 horas, e o fim da exigência de simuladores para categoria B, após a provação da Lei 789, que entrou em vigor em junho de 2020.
Prova Prática de Direção
Após as aulas Práticas de Direção, o candidato passará pela Prova Prática de Direção para obter a PPD, Permissão Para Dirigir. Em caso de aprovação, o candidato receberá em casa no prazo de até 30 dias a sua CNH Provisória, e em caso de reprovação, o candidato poderá marcar uma nova prova para obter a provação.
Quem consegue a PPD, terá a permissão provisória para dirigir, e não poderá sofrer nenhuma multa por infração grave ou gravíssima, tampouco mais de uma multa leve. Após esse período, a CNH definitiva é enviada para o endereço do motorista.