Projeto de Lei CNH gratuita para todo o Brasil (veja como vai funcionar)

/
Advertisement
Advertisement

A proposta do parlamentar tem objetivo de que a carteira de motorista (carta de habilitação) seja exclusivamente para fins profissionais.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ser emitida GRATUITAMENTE por pessoas de baixa renda. A proposta consta no texto do Projeto de Lei (PL) nº 3.904/2019, de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR).

Advertisement

A proposta do parlamentar Emerson Miguel Petriv tem como objetivo de ajudar profissionais que necessitam de uma carteira ou carta de habilitação. A ideia é que o programa alcance todo o território nacional, IMPORTANTE, esta materia estamos falando exclusivamente deste projeto, mas já existe alguns projetos espalhados por todo Brasil, veja outra matéria clicando neste link -> Carteira de habilitação de graça <-. Sendo assim, o projeto esclarece que todas as etapas de emissão do documento serão gratuitas, até os exames obrigatórios.

IMPORTANTE: todas as provas teóricas, como também as práticas são custeadas pelo próprio Governo.

Advertisement

“Para as camadas mais pobres da população a Carteira Nacional de Habilitação – CNH constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica remunerada. No entanto, com as exigências criadas pelo Código de Trânsito em vigor e o custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem constituído impedimento para boa parte da população acessar os serviços de habilitação”, disse o deputado.

Também conhecida como CNH Social.

Alguns Estados já tem seu programa, alguns desde 2008 como:

Bahia – HÁ DUAS MANEIRAS DE CONQUISTAR A PRIMEIRA HABILITAÇÃO GRATUITA. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran – EPTRAN, que dá acesso gratuito à primeira habilitação as pessoas de baixa renda. A segunda veja mais notícias no site que explico.

Advertisement

Amazonas – Existe uma parceria entre o governo e sindicato dos Centros de Formação de Condutores e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão, além do próprio site do DETRAN. Veja -> todos os sites do DETRAN <-.

Pernambuco – No Pernambuco é um dos estados mais frequentes na participação do programa, estando na 9ª participação. E aposto que Você não sabia disso! Quem pode participar? Pessoas cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, ex-penitenciário, sócio educandos da Funase, desempregados (importante: renda familiar até três salários mínimos), alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.

Ceará – Participa do programa desde 2009, e é financiado pelo Governo Estadual, e abrange as categorias A e B, para qualquer pessoas acima de 18 anos de baixa renda.

Paraíba – Podem participar qualquer pessoas vinda dos Programas Pro jovem ou Brasil Alfabetizado e ex-penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação. Abrange as categorias A e B, além de mudanças para categorias C, D e E. Legal né?!

O parlamentar propôs a criação de Programa de acesso à CNH a ser implementado pelo Poder Público destinado às pessoas inscritas no CaD famoso Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou que comprovarem ser necessitadas financeiramente e cuja renda familiar seja de até três salários mínimos (justamente aquelas consideradas como de baixa renda).

Importante dizer que o benefício não vale para renovações. A intenção do projeto é dar o pontapé inicial para que você tenha mais oportunidade de emprego. Lembrando que você não esta ganhando a carteira de motorista (CNH), você precisa realização de todos os exames necessários e indispensáveis para a habilitação na categoria pretendida, que serão realizados por entidades públicas ou entidades credenciadas, e tem que passar.

Vale destacar que para ter acesso à CNH Social será necessário que o interessado em obter precisa atender a alguns requisitos, como por exemplo, ser maior de 18 anos, mais informações acesse -> Requisitos para as inscrições da CNH Social e Inserção de Novos Motoristas <-

É necessário ser morador do estado onde você vai realizar a candidatura, saber ler e escrever.

LEIA TAMBÉM:
Veja todas as cidades de cada ano da CNH Social e Inserção de Novos Motoristas
Carteira de habilitação de graça
Requisitos para as inscrições da CNH Social e Inserção de Novos Motoristas
Como comprar seu primeiro carro de leilão
Aprenda a comprar uma moto pagando 137 reais por parcela
12 opções para conseguir cartão de crédito de fácil aprovação (score baixo ou nome sujo)
Como comprar uma moto com nome sujo?
Todos os sites do Detrans e IPVA do Brasil (links úteis)

Advertisement
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar