Podem apreender seu carro se o IPVA estiver atrasado?

anúncio

O cronograma de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021  começa no dia 9 de janeiro e vai até o dia 22 de março até os carros, ônibus, micro-ônibus e motocicletas. O imposto pode ser pago em três parcelas, sendo condição necessária para a emissão da licença anual.

Atrasar o IPVA também acarretará em multas e juros. Se a inadimplência persistir, o contribuinte terá um “nome sujo” e não poderá restituir o crédito na nota fiscal paulista. No entanto, atrasar a cobrança desse imposto não impede necessariamente que você ande de veículo.

Se você for atingido por um raio devido ao atraso do IPVA, isso não é suficiente para um inspetor de trânsito prender seu carro, motocicleta ou veículo utilitário. Isso acontece apenas quando a carteira de motorista do veículo expirou. Nesse caso, o carro pode ser retirado com as multas e pontos da carteira de habilitação.

LICENCIAMENTO ANTECIPADO

Em São Paulo, pode ser paga ao Detran-SP uma taxa para adiantar o período da licença de 2021 até o final de março. Mas uma taxa adicional para os proprietários que desejam receber o documento pelo correio em casa . Vale ressaltar que, para permitir, é necessário formalizar todos os débitos, inclusive IPVA, DPVAT, alvarás de anos anteriores e possíveis multas de trânsito.

anúncio

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar