O que torna a gasolina tão cara?

anúncio

Verifique como os preços dos combustíveis são formados

Os preços dos combustíveis aumentaram 0,6% em um mês e 40% em um ano.

Na semana passada, os motoristas de todo o país que pararam em postos de gasolina pelo menos uma vez pagaram em média 5,86 reais por litro de gasolina. Embora o preço mais barato do país tenha chegado a 4,99 reais, o mais caro chegou a 7,18 reais.

Os dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) são da semana de 8 a 14 de agosto de 2021. Nesse caso, o preço médio do combustível é relativo à bomba do mês anterior. Em um ano, aumentou 40%.

O aumento do custo da gasolina atinge principalmente o bolso de consumidores de classe média e trabalhadores que contam com veículos automotores para garantir sua sobrevivência, como entregadores e motoristas de app, que relataram recentemente que têm interesse em desistir do recurso por conta da alta preço dos carros. Gasolina.

Qual é o preço da gasolina no posto?

A composição dos elementos que determinam o preço do combustível é diversa. Ele reflete o valor que o motorista encontrará na bomba. Inclui o custo de remuneração da refinaria, impostos federais e estaduais, adição de etanol (exigido por lei) e o lucro do posto distribuidor do produto.

De acordo com levantamento feito pela Petrobras na primeira semana de agosto, ficamos sabendo mais sobre essa divisão de preços da gasolina:

11.7%: distribuição e revenda;
15.9%: custo etanol anidro;
27.9%: ICMS (tributo estadual);
11.6%: CIDE, PIS/PASEP e COFINS (tributos federais);
32.9%: realização da Petrobras.

Embora o custo por litro da gasolina varie de estado para cidade, uma análise do preço médio de 26 estados e do Distrito Federal pode ser usada como termômetro para determinar as flutuações no valor do combustível.

Lembre-se de que os preços da gasolina são afetados pelo aumento do preço internacional do barril de petróleo, pelas taxas de câmbio e pelo nível de oferta e demanda.

anúncio

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar