Nos últimos meses, quase todos os carros do Brasil passaram por reajustes de preços. De um modo geral, os carros novos e usados ficaram mais caros. Em alguns casos, a mudança é exponencial. Alguns valores usados aumentaram quase 25%. Em alguns casos, a valorização ultrapassará 20% entre janeiro e setembro de 2021. A crise do setor é a principal motivação.
O dado de alta é divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Se é mais difícil para muitas pessoas comprar um carro, para outras o lucro é satisfatório. A opção de carro zero quilômetro mais barata hoje custa cerca de 50.000 reais. Portanto, embora o preço tenha aumentado, ainda vale a pena encontrar um útil.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobiauto, a Hyundai é a fabricante de carros usados mais valorizada. As variações de preço dos modelos de marca aumentaram em média 20,2%. 0 quilômetros também se tornou mais caro.
Tomando o mesmo fabricante como exemplo, o Hyundai HB20 está 10 mil reais mais caro do que em janeiro. Isso acontece em quase 100% dos veículos.
Por que os carros são tão caros?
Em primeiro lugar, devemos lembrar que o mundo permanece vigilante contra a nova pandemia de coronavírus. Então, devemos ter em mente o impacto econômico desta crise de saúde. A partir daí, é possível começar a entender melhor os problemas que afetam o Brasil e o mundo.