O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), aprovou o Decreto Social do CNH na terça-feira, dia 10. O projeto CNH Social já existe em vários outros estados, com o objetivo de dar a pessoas de baixa renda a chance de obter o tão esperado CNH. A priori, serão 3.000 vagas, dependendo do orçamento que será destinado ao programa, para a população de baixa renda, eles poderão obter as licenças gratuitamente, mas a previsão do governo é de disponibilizar até 7.000 vagas por ano .
O decreto assinado pelo governador é aprovado pela Assembleia Legislativa do DF desde abril de 2020, e as vagas de trabalho são para pessoas com deficiência, baixa renda e estudantes. Este plano será usado para as primeiras qualificações nas categorias A, B, C e D. Quando necessário, os honorários serão usados para testes de capacidade física, psicológica, psicológica e toxicológica; aquisição de CNH, incluindo ou mudança de categoria; emissão de RMB offshore; realização de cursos teóricos e práticos e testes teóricos e práticos.
O governador afirmou que o projeto visa estimular a entrada no mercado de trabalho: “Por exemplo, muita gente não usa o baralho para jogar ou ir à faculdade, mas para garantir renda. Muitos cidadãos pedem transporte, alguns deles durante a nova pandemia de coronavírus. Crescimento. ”Ele disse.
Critérios para participação no programa social CNH no DF
A participação no projeto CNH Social no DF caberá no quadro do candidato:
Cidadão Elegível – Ter pelo menos 18 anos, cadastrado no Cadastro Único do Projeto Social do Governo Federal, saber ler e escrever, residir no Distrito Federal há pelo menos 02 anos e não ter praticado trânsito moderado, grave ou gravíssimo condutas exceto CPF e RG, Ainda há multas nos últimos 12 meses antes da matrícula.
Alunos elegíveis – com idade entre 18 e 25 anos, inscritos no Cadastro Único do Programa Social do Governo Federal, cursaram o Enem um ano antes da inscrição ou inscritos no próximo exame, estão fazendo ou concluíram o último ano de 2003 e foram aceitos no escolas públicas Ensino médio ou bolsa de estudo em escola particular, residir no Distrito Federal há pelo menos 02 anos, possuir responsabilidade criminal, possuir CPF e RG.
O projeto CNH Social é um plano estadual, embora tenha sido implantado em várias partes do país, não é federal e não há vagas abertas ao longo do ano. Para saber se existe um programa CNH Social em seu estado, basta acessar o site regional do Detran para obter informações oficiais.
Sobre o cadastro no CNH Social do DF
As inscrições serão feitas no site oficial, por meio do portal de atendimento do DETRAN-DF, em até 30 dias. Após a confirmação da data de registro, o prazo de validade será divulgado no site oficial, mas antes disso, preste muita atenção, pois o prazo de validade está previsto para começar em 30 dias.