Em um ano de queda de mercado, as vendas da marca aumentaram 30%.
A Iveco mais uma vez se destacou entre os fabricantes brasileiros de caminhões. Em 2020, a marca se tornará a de crescimento mais rápido no país. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), embora as vendas de caminhões no Brasil tenham caído 11%, a Iveco aumentou 30% em relação a 2019. “Este é o resultado inicial do novo momento que a marca vive na China. O presidente da Iveco South America, Márcio Querichelli, disse que se trata de uma fusão de todo o trabalho estratégico, que inclui forte investimento, melhoria da qualidade técnica, expansão e atualização da linha de produtos.
Daily
Em 2020, foi lançado o novo “Iveco Daily” (Iveco Daily) para reafirmar o sucesso desta série de produtos na área de produtos leves e manter seu status de “referência” entre produtos similares no Brasil. O mercado consagrou sua robustez, conforto e versatilidade, e oferece aos clientes os melhores custos operacionais. O novo Iveco Daily Chassi-Cabin 35-150 é o único modelo com conforto automóvel e robustez. Este modelo garante excelente desempenho nas grandes cidades, e é inspirado em um novo design de cabine europeu que facilita o manuseio do carro. As vendas da Iveco nesta área de chassis aumentaram 29% e a sua quota de mercado atingiu 37,5%.
Médios
No mercado de gama média, o grande destaque são os Tector 9 e 11 lançados em 2019. Focados no cliente, estes novos membros da série Tector distinguem-se pelo elevado nível de conforto e versatilidade da cabina (curta, cama, teto alta e baixa) se destaca com várias opções de motor e distância entre eixos. Nos segmentos de mercado de 9 e 11 toneladas, a participação da Iveco chega a 7%. “Esses anúncios nos tornam mais competitivos nos segmentos de mercado leve e médio e completam nosso portfólio de produtos. O Diretor Comercial da Iveco Ricardo Barion (Ricardo Barion) disse que nos tornamos mais fortes do leve ao pesado.
Crescimento
No ramo de veículos semipesados com mais de 17 toneladas, a marca cresceu 46% no ano passado. Nesse segmento de mercado, a marca disponibiliza caminhões com preparação para qualquer desafio, além de oferecer cargas e descargas, uma cabine confortável e os melhores equipamentos de automação da categoria. Com a chegada do novo Tector, a Iveco ressurgiu como uma empresa full-liner, com caminhões que variam de 3,5 toneladas a acima do peso (acima de 45 toneladas).
A série Tector é a mais completa do mercado, com caminhões que variam de 9t a 30t (versão 8×2). A linha 2021 de veículos pesados da marca (Hi-Road e Hi-Way) recebeu um novo serviço de conexão: o Iveco Connect. O sistema de telemetria e conexão “IVECO Connect” monitora continuamente o desempenho do motorista e as funções do veículo. A sala de controle, localizada no Parque Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), monitora as informações recebidas pelos equipamentos, 24 horas, 7 dias por semana, e é responsável por prever as necessidades dos clientes em caso de problemas. Entre em contato com o motorista e proponha uma solução. Essa previsibilidade é outra forma de apoiar os motoristas em todos os cantos do Brasil, especialmente durante esses tempos de incerteza.
Além do produto
A Iveco também adotou um plano centrado no cliente e investiu na expansão da sua rede de atendimento.Em 2020, já estabeleceu 77 pontos de venda no país, entre concessionárias e pontos de atendimento. Só no ano passado, foram inauguradas 12 unidades no Brasil. Para manter o atendimento aos motoristas e transportadores de caminhões autônomos que seguirão transportando mercadorias nas rodovias brasileiras em 2020, a Iveco lançou um canal pelo WhatsApp (31-21072355) para fortalecer a conexão com a central de atendimento para comunicação com os clientes e conexões mais rápidas e flexíveis.
Pós-venda
“Durante a pandemia, mantivemos um relacionamento próximo com nossos clientes e reiteramos nosso compromisso. Também estamos buscando e conquistando novos clientes. Nossa equipe está pronta para a Iveco. Em 2020, ampliamos nosso portfólio de produtos, produtos, serviços e canais de contato “Continuaremos a nos concentrar nos clientes para alcançar um maior crescimento”, disse Barion.
A estratégia da marca, com portfólio completo de produtos e ampla ação de pós-venda, tem alcançado o resultado esperado: aumentar a participação de mercado de forma “equilibrada”, com o objetivo de oferecer aos clientes produtos e serviços de excelência. “Até 2021, haverá mais novidades. Querichelli concluiu que a Iveco continuará inovando em novas tecnologias e serviços.