Após anunciar que sua fábrica em Piracicaba / SP realizaria apenas um turno, a Hyundai foi obrigada a aumentar as restrições e decidiu interromper totalmente a produção de automóveis. Portanto, a produção do HB20, HB20S, HB20X e Creta (com duas configurações de motor) ficará suspensa no Brasil até 12 de julho, quando a produção deverá ser reiniciada em dois turnos.
Segundo a montadora, como suas atividades foram interrompidas na última segunda-feira (5), apenas um turno paralisado voltará a funcionar no dia 15 de julho. Portanto, com a volta plena da indústria de transformação, podemos ver a volta de boas vendas do HB20, que sempre esteve no ranking da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Automóveis).
A escassez de semicondutores continua afetando a indústria automobilística nacional e, estranhamente, algumas das montadoras que mais vendem automóveis. Atualmente, três fabricantes pararam de produzir 100%: Hyundai, GM e Volkswagen. As duas pessoas continuam cruelmente afetadas por esta situação, e não há data para que a situação volte ao normal.
Por outro lado, o Grupo Stalantes, liderado por Fiat, Jeep e Peugeot, segue liderando o mercado nacional, e seu desempenho em junho bateu recorde. O novo Fiat Strada, o hatchback Fiat Argo e até o compacto Peugeot 208 estão entre os mais vendidos.