A partir de 9 de agosto caminhoneiros de todo o país começam a receber os R$2 mil referentes às parcelas do Auxílio Caminhoneiro referentes ao mês de julho e agosto. As parcelas vão cair na conta dos cadastrados junto ao RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas).
A PEC dos benefícios terá um custo total de R$ 41,2 bilhões e não será necessário comprovar o gasto do voucher com o Diesel. Além disso, o auxílio será pago aos caminhoneiros autônomos, independente da quantidade de veículos que ele possui. Mas, atenção: o motorista deve estar com a CNH e CPF válidos.
Neste mês, apenas os caminhoneiros que repassaram os dados para o governo até o dia 22 de julho serão contemplados com o pagamento.
Para aqueles que não foram enviados a tempo, os prazos serão:
- podem enviar de agora até o dia 11 de setembro e receberão o auxílio dia 24 de setembro;
- documentos enviados até dia 09 de outubro, o pagamento será feito dia 22 de outubro;
- documentos enviados até 13 de novembro, o pagamento será feito dia 26 de novembro;
- O prazo final para o envio dos cadastros será dia 04 de dezembro. Neste caso, o pagamento será dia 17 de dezembro.
As datas para os demais pagamentos são:
- 3ª parcela: 24 de setembro;
- 4ª parcela: 22 de outubro;
- 5ª parcela: 26 de novembro;
- 6ª parcela: 17 de dezembro.
O “Auxílio Caminhoneiro” foi instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes. O Bem-Caminhoneiro tem validade até dezembro/2022.