Na década de 1980, tivemos um momento muito especial no mercado nacional. Com o fechamento dos produtos importados, o comércio de fora de série cresceu, e a indústria automotiva tem que usar a criatividade para desenvolver versões para clientes que querem pagar um preço alto pela exclusividade.
Durante este período, produzimos alguns dos carros esportivos mais famosos de todos os tempos. Entre eles, um se destacou. O Fiat Uno 1.5 R apresenta características distintivas, com uma aparência radical, tiras na carroceria e um desenho de roda único.
Sob o capô há um motor de 1,5 litro, dupla carburação, controle de válvula valente e 86 cavalos de potência. O tempo não está ruim. O desempenho de direção foi bem recebido, e o carrinho exige maior deslocamento, em parte por causa do amortecedor pressurizado, que facilita contornar as curvas.
Na década seguinte, a competição colocou um fardo pesado no modelo. Primeiro, ganhou mais ações judiciais e se tornou 1.6R. Então, a marca escolheu para inaugurar uma nova era no esporte nacional. Este é o primeiro modelo da série a usar um turbocompressor.
O estilo atraiu a atenção de longe. As rodas de 14 polegadas em ambos os lados, spoilers e adesivos indicam que ele é um puro-sangue. O motor de 1,4 litros usa um motor turboalimentado Garrett T2 com uma potência de 116 cv.
Logo o jogo – realmente – ficou para trás. Os 100 km / h iniciais foram alcançados em 8,9 segundos, e a velocidade máxima de 195 km / h foi um dos fatores decisivos que o tornaram um sonho. Além disso, foram produzidas apenas 1.800 unidades.
A década de 1980 foi considerada única e o movimento aqui desenvolvido tornou-se um símbolo. Felizmente, seja em publicações profissionais ou no clássico mercado de futuros, eles recuperaram seu status adequado. Se você gosta de um deles, é melhor comprar o mais rápido possível antes que o preço decole.