Pular para o conteúdo

Falta de segurança: brecha na lei permite pilotagem de moto à pés descalços

Grande parte dos feridos em acidentes de trânsito são motociclistas. Mesmo assim, ainda existem pessoas que insistem em correr riscos sob duas rodas sem equipamentos básicos de segurança como capacetes, luvas e botas. Estes últimos são geralmente demonizados pelas pessoas mais gostosas que arriscam sua pele ao escolher chinelos ou mesmo descalços, embora os especialistas afirmem que os membros inferiores têm maior probabilidade de serem mutilados em caso de acidente.

Para Simirames Queiroz, presidente do Comitê Nacional de Transportes, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é simples no tratamento de calçados. Ele disse: “O que você não pode fazer é usar calçado que não grude nos pés e não atrapalhe o uso dos pedais. Não há problema em proibir o motorista descalço de dirigir”. Observe que mesmo em acidentes estúpidos, os pés podem ser gravemente feridos se não forem protegidos. Portanto, o ideal é usar sapatos fechados que cubram completamente os dedos. ”

Fernando Santos, diretor do Motoboy e Motoexpress, trabalha até com calçados, mas sempre dirige de chinelo nos finais de semana. Ele disse: “Às vezes, quando estamos em casa, precisamos resolver alguns problemas e finalmente nos vestir. Sei que isso é errado, mas quando entro em uma estrada movimentada, arrasto os chinelos no guidão. Para evitar multas. ”Quando Fernando pensou em um amigo que sofreu um grave acidente com sandálias, sorriu com sua teimosia. Ele raciocinou: “Ele parou a bicicleta e escorregou o pé até torcer o tornozelo. Não acho que os humanos pensariam que coisas ruins lhe aconteceriam.”

Entenda mais

– Meninas, por favor, não se esqueçam dos saltos altos. Pode até melhorar sua autoestima e outras pequenas coisas, mas atende à proibição da CTB de calçados que não grudam nos pés.

– Para você, motoboy é uma obrigação. Na verdade, para todos que trabalham sobre duas rodas;

– Quem tá na chuva é pra se molhar, né? As boas botas de couro podem ser compradas no mercado, o preço é inferior de 200 reais;

– Não vale a pena embrulhar os pés numa bolsa. Além de escorregar, também pode ser entendido como calçado inapropriado. O agente pode multar você.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓