Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Dúvidas gerais sobre CNH (confira aqui e tire suas dúvidas)

Neste assunto, tratarei de três requisitos com soluções específicas, portanto, os examinarei separadamente.

A primeira refere-se ao cancelamento do CNH do motorista falecido, a segunda refere-se à denúncia da CNH e a terceira refere-se ao que fazer em caso de perda do documento pelos Correios.

Cancelamento

O procedimento é muito simples: os familiares devem trazer via original simples do extrato ao posto do Detran para informar o óbito do falecido, certidão de óbito, Permissão para Dirigir (PPD) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documentos que comprovem o parentesco do requerente;

Gratuidade

Existe programas sociais para obter a CNH gratuitamente sim, veja mais informações AQUI.

As garantias asseguras pela legislação brasileira só são gratuitas para a emissão de exemplares do CNH para pessoas cujas residências tenham sido afetadas por desastres naturais ou acidentes (como deslizamentos de terra e enchentes) e cujo poder público esteja em estado de desastre.

Para solicitar o serviço basta dirigir-se à unidade de transferência credenciada no CNH para obter uma cópia sem qualquer custo, sendo o prazo máximo para o fazer no prazo de 60 dias após o fim do estado de emergência ou desastre declarado;

Extravio pelos correios

Se a CNH for extraviado pelos correios, a melhor forma é entrar em contato com a empresa e aguardar até que a CNHseja encontrado. O problema é que quando isso não acontecer, o motorista será contido e deverá solicitar cópia do documento e arcar com as despesas de emissão do documento.

Em alguns casos, o motorista perdeu a carteira de habilitação e entrou com um recurso, solicitando uma cópia gratuita. O problema é que isso exige que a empresa que perdeu o arquivo emita uma declaração explicando o ocorrido, o que nem sempre é o caso. Porque registrará uma falha.

Se este documento for publicado, pode ser mais fácil solicitar uma gratuidade ou alguma forma de reembolso, mas como a lei não prevê esse caso, é incerto se o pedido será aprovado. O caminho mais tortuoso é arcar com o custo do documento recém-emitido e optar por retirá-lo pessoalmente, se possível.

Quer tirar sua carteira de Habilitação de graça? CLIQUE AQUI!

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓