Comprar um carro usado está nos planos de boa parte dos brasileiros. E, pesquisar é a chave para tentar fazer um bom negócio. Em leilões realizados por aí é possível conseguir preços abaixo do mercado e encontrar vantagens que vão atrair a sua atenção.
Em alguns leilões de carros usados você pode achar descontos de até 60%. Mas para que sua compra seja realmente uma vantagem, você precisa ficar atento.
Confira cinco dicas para não ter prejuízo na hora de comprar o seu usado em leilões.
1- Não pague taxas antes da compra
Reserve o dinheiro para pagar o carro, pois em leilões, os pagamentos são feitos à vista. É necessário guardar dinheiro para outras taxas cobradas no leilão. O Idec ressalta que o consumidor não deverá pagar por outros serviços, como débitos do antigo dono do automóvel, taxas de reboque e diárias do depósito.
2- Cuidado com os reparos do veículo
Você não pode ligar o veículo antes do leilão. Então, se for possível, leve um mecânico experiente que possa te ajudar a detectar algo de errado no carro, para que o barato não saia caro. Observe todos os detalhes como pintura, lataria, pneus, vidros, chassi e demais acessórios. Faça observações dos veículos de seu interesse e tire fotos.
3- Evite carros importados
Na verdade, evite carros que tenham pouca saída nas concessionárias, porque pode ser um forte indicador de dificuldades para encontrar peças de reposição.
4- Cuidado com automóveis muito antigos
Veículos com menos de 6 anos de uso costumam dar menos problemas mecânicos. Portanto, se possível, opte por carros mais novos.
5- Verifique o histórico do leiloeiro
A idoneidade do leiloeiro é crucial. Se você tiver dúvidas sobre o histórico da empresa, pode procurar informações na junta comercial. Pesquise e faça perguntas nas redes sociais pela idoneidade da empresa para poder participar do leilão com tranquilidade.