Dicas de como comprar seu carro blindado usado.

/
anúncio
Advertisement

Em 2017, o Brasil tornou-se o país com maior número de veículos blindados do mundo, com aproximadamente 200 mil veículos em circulação. Segundo ele, após dois anos de uso, a blindagem média será desvalorizada em cerca de 50%, e o próprio veículo perderá cerca de 30% do seu valor original, tornando a blindagem usada mais facilmente disponível. Christiansen explica que a desvalorização substancial desse sistema de proteção balística se deve ao fato de o prazo de validade dos óculos ser de aproximadamente 40% do valor total da proteção.

Advertisement

“Com o tempo, o vidro sofre a chamada delaminação, que é a separação entre as diferentes camadas que o compõem, o que compromete a proteção. Devido à exposição ao calor solar, essa situação se acelera e varia conforme o estado. , O vidro também precisa ser protegido. O custo da troca de um lado é de cerca de 4 mil reais ”, disse Marcelo Christiansen. Normalmente, as empresas de blindagem dão garantia de três a cinco anos para o serviço, mas segundo especialistas, vidros à prova de balas bem conservados Pode durar até dez anos em boas condições.

Advertisement

Além das condições da armadura, você também deve prestar atenção à documentação e outros aspectos relacionados à armadura de segunda mão para evitar problemas no fechamento da transação. Aqui estão cinco dicas importantes para não cometer erros na hora de comprar.

1- Elegível para possuir veículos blindados

Advertisement

Desde agosto do ano passado, o Regulamento nº 55 do Exército estabeleceu normas mais rígidas para o setor blindado. Uma das novidades é que todo interessado precisa solicitar um CR (Certificado de Registro) ao Exército antes de comprar um veículo blindado novo ou usado. Este documento precisa ser atualizado a cada três anos e é um documento pessoal. Em outras palavras, se você já está no carro há mais de três anos, deve atualizar a documentação para continuar a usá-lo. O processo pode ser concluído por um despachante, sendo necessário um documento de identidade, comprovante de residência e ficha criminal negativa. Em relação aos documentos do veículo, a palavra “armadura” deve constar nos documentos obrigatórios

2 – Verifique se o serviço foi feito por uma blindadora ativa

Esse detalhe é importante porque muitos carros em circulação estão bloqueados por empresas que não estão mais ativas. Conforme enfatizado pelo presidente Abrablin, isso pode causar problemas nas eventuais necessidades de manutenção, como a substituição do vidro laminado.

3- Verifique se a blindagem está intacta

Advertisement

Na realização de inspeções veiculares, preste atenção especial ao estado das janelas, que podem causar a chamada delaminação, ou seja, a separação de uma ou mais camadas de vidro e a formação de bolhas. A delaminação não significa necessariamente que a peça esteja danificada.A situação ideal é que os especialistas avaliem a extensão do dano – pode prejudicar a proteção balística e a visibilidade. Se um ou mais vidros estiverem em más condições, substitua-os. As autoclaves podem fornecer serviços de reciclagem, têm maior valor e podem ser reparadas por calor e vácuo, mas há o risco de quebra e danos aos componentes. Certifique-se também de que as janelas estão instaladas corretamente e correm diretamente ao longo dos trilhos. “Devido ao aumento de peso, os óculos podem ficar desalinhados com o tempo”, enfatizou Christiansen.

4 – Confira o estado dos acabamentos internos e suspensão

Para ser blindado, todo o veículo deve ser desmontado por dentro para que a empresa possa instalar proteção balística sob a carroceria, que é composta principalmente por mantas de aramida. Portanto, preste atenção especial aos painéis das portas, painéis e outros acessórios de cobertura para procurar vãos e possíveis ruídos. Preste atenção também ao estado da suspensão. Devido ao peso da armadura, são necessários mais dispositivos de suspensão. Dependendo do modelo, o peso da armadura de hoje aumentou de 120 kg para 200 kg.

5- Verificar Garantia

As empresas de armadura geralmente fornecem três a cinco anos de garantia de serviço de proteção balística, portanto, certifique-se de que a armadura que você planeja comprar ainda tenha cobertura. Além disso, de acordo com a legislação, os carros usados ​​(blindados ou não) adquiridos em estabelecimentos comerciais devem ser vendidos em até 90 dias após a compra.

Advertisement
anúncio

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar