Na linguagem do ambiente do carro, esse tipo de direção difícil e carro difícil de manobrar é chamado de queixo duro porque requer muita força nas manobras. Portanto, já na década de 1950, os carros tinham um sistema de direção hidráulica. Bem, pense em como é atingir seus objetivos nessas “banheiras” americanas! Hoje, existem outros sistemas que podem reduzir a carga sobre os motoristas. A direção hidráulica é uma das mais difundidas, mas também há direção eletro-hidráulica e elétrica.
Hidráulica
De acordo com Francisco Satkunas da SAE Brasil, o tipo de direção assistida dominante no mercado ainda é a hidráulica. É acionado por uma bomba e acionado pelo movimento de uma correia conectada a um motor elétrico. A bomba circula o óleo do sistema. Portanto, quando o motorista gira o volante, o óleo sob pressão atuará no mecanismo de direção do veículo, reduzindo a força a ser utilizada.
A desvantagem da direção hidráulica é que, quando a bomba é movida pela força do motor do carro, ela “rouba” 3 a 4 HP de potência quando a ação auxiliar está ativa. Comparado com o empréstimo de condicionador de ar não inferior a 10cv, não é nada, mas pode ser necessário em motores pequenos. A vantagem é que se trata de um kit relativamente barato, que custa cerca de R $ 300 para a montadora.
Eletro-hidráulico
De acordo com Satkunas, eletro-hidráulico é o segundo estágio de desenvolvimento da direção hidráulica. A história do sistema remonta à década de 1990 e é muito semelhante à do sistema hidráulico. A diferença é que a bomba hidráulica não é “tocada” pelo motor do carro, mas é acionada por um motor elétrico. Além disso, o ponteiro do volante é o mesmo do sistema hidráulico, ou seja, ao movimentar o volante, o óleo sob pressão entrará no cilindro localizado na cremalheira para movimentar o pistão, o que ajuda a girar o volante. A vantagem desse sistema é que ele não rouba a potência do motor. A desvantagem é o preço, que é cerca de três vezes o preço de um sistema hidráulico puro.
A direção assistida elétrica é o produto mais recente. Começou a ser utilizado em veículos pequenos com motores de baixa potência, precisamente porque não “roubava” a potência do motor (através da correia), mas principalmente pelo seu menor custo em relação aos sistemas eletro-hidráulicos. Este é um sistema mais simples e leve porque elimina óleo, bombas, reservatórios de óleo e mangueiras. Quando acionado, o volante envia um sinal ao módulo eletrônico, que aciona o motor elétrico para prestar auxílio ao motorista.
No caso improvável de um acidente de carro … se alguma dessas assistências falhar por algum motivo, o carro não ficará fora de controle. O sistema de direção consiste em dispositivos mecânicos, não importa o quão difícil seja a direção, as rodas respondem aos comandos do volante.