Em comparação com 2020, o consumo de motocicletas no primeiro semestre de 2022 aumentou 47%. Os dados são da Abraciclo e mostram que os brasileiros optaram pela economia das motocicletas e motonetas. Afinal, os preços dos automóveis e dos combustíveis vêm subindo exponencialmente.
Na hora de comprar uma motocicleta, algumas dicas simples podem evitar maus negócios. Portanto, preste atenção aos seguintes itens para concluir uma compra satisfatória.
1-Saiba quais são seus objetivos
Existem muitas opções de motocicletas novas e antigas. Cada um deles possui características específicas, que podem ser muito úteis ou completamente sem sentido. Portanto, saiba qual é o seu objetivo.
Por exemplo: Use motocicletas apenas para trabalho, economia de combustível, viagens, lazer, etc. Portanto, liste os elementos mais importantes, como consumo, manutenção, energia, design, preço, etc. Julgue os principais e comece a sua escolha.
2-Novo ou usado?
A vantagem da nova motocicleta é que ela pode ser garantida pela montadora. No entanto, se você acha que os carros podem se depreciar facilmente, as motocicletas podem surpreendê-lo. Além da rápida depreciação, a nova motocicleta tem custos adicionais de documentação.
3-Dê para o mecânico
Se você escolher uma motocicleta usada, entregue-a a um mecânico de confiança. Nesse ponto, as motocicletas têm vantagem sobre os carros. Além da manutenção mais barata, é mais fácil encontrar possíveis defeitos.
4-teste
Certifique-se de testar a bicicleta antes de comprar. Cada carro tem uma localização diferente e seu nível de conforto depende diretamente do modelo. Não basta achar que a moto é bonita, é preciso testá-la para ver se está confortável.
5-Disponibilidade de peças
Parece óbvio, mas é sempre bom escolher marcas e modelos mais confiáveis. Ou seja, uma motocicleta com alta disponibilidade de peças. É muito comum quebrar uma lanterna ou pára-choque e de repente ficar com um pezinho. Acredite em mim, você precisará comprar algumas peças em pouco tempo.