Pular para o conteúdo

Confira aqui como fica a validade da nova CNH

Publicidade

Novas Cartas Nacionais de Condução (CNH) serão emitidas no país a partir de quarta-feira, 1º de junho de 2022. A princípio, a troca não era obrigatória para o motorista. As mudanças incluem a data de vencimento da nova CNH. É importante lembrar que este documento é obrigatório para quem deseja conduzir veículo automotor nas vias públicas do país.

Se um motorista for parado sem documentos, ele pode pagar multa, apreender o veículo ou até mesmo enfrentar problemas na justiça, dependendo da situação. Quem estiver pronto para obter o primeiro documento, atualizar, solicitar a reprodução ou solicitar a CNH final (obtida um ano após a licença) já terá a versão atualizada.

Publicidade

A validade da CNH é a mesma da nova versão do documento. Desta forma, o período varia de acordo com a idade do condutor:

  • Condutores com até 50 anos: renovam o documento a cada dez anos;
  • Condutores entre 50 e 70 anos: renovam o documento a cada cinco anos;
  • Condutores acima de 70 anos: renovam o documento a cada três anos.

O documento atualizado se aproxima do padrão internacional, com identificação em português, francês e inglês. Assinatura e foto 3×4 serão mantidas, mas virão juntas no mesmo lado do documento. Outra característica mantida é a presença do QR Code no verso para acesso à versão digital da nova CNH. Com o código é possível autenticar o documento e também utilizar a versão online, denominada Carteira Digital de Trânsito (CDT), acessível via aplicativo, para Android e iOS.

Publicidade
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Mineiro e bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos e usados.

Você também pode gostar ↓↓↓