Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Veja como trocar as palhetas do limpador de para-brisa

Entre as peças automotivas, poucas são visíveis ao motorista, como os limpadores. Portanto, não há razão para ignorar sua manutenção. Se seu trabalho não for bem feito, a visibilidade ficará comprometida. Estamos, portanto, falando de segurança.

A boa notícia é que é fácil diagnosticar o problema bem na frente do motorista. Os sinais que indicam a necessidade de manutenção são falhas de limpeza na área varrida pelas palhetas de borracha, trepidação e ruído durante o uso.

É importante fazer uma verificação periódica, com a finalidade de detectar problemas com antecedência. Isso porque a negligência pode custar caro. Caso a borracha esteja cortada, a haste metálica pode riscar o para-brisa. Nesse caso, só a substituição do vidro soluciona o problema.

Relação entre causa e efeito

Uma relação pode ser estabelecida entre causa e efeito. Por exemplo, borracha quebradiça representa o efeito de produtos à base de álcool ou querosene no processo de limpeza. Lâminas deformadas revelam que o veículo ficou muito tempo sob o sol forte, sem uso. Para evitar esse tipo de defeito, algumas fabricantes recomendam esguichar água no para-brisa e movimentar os limpadores todos os dias, para hidratar a borracha. Lâminas rasgadas são sinal de que as palhetas estão batendo nas guarnições do vidro, resultado de braços desregulados.

Puxe o braço do limpador e identifique a trava

Na maioria dos casos, substituir as palhetas é uma tarefa simples e rápida. Em linhas gerais, há dois tipos de limpadores. Os convencionais, com armação de metal, equipam carros antigos ou versões mais simples. Os mais modernos têm estrutura inteira de borracha. Além de mais eficientes, eles estão livres de corrosão.

Na troca, procure componentes  originais, ou idênticos aos originais, para não alterar a área varrida e o peso das peças do sistema.

As palhetas são presas aos braços do limpador por uma trava. Para soltá-las, basta pressionar a trava e movimentar as peças. Após recolocá-las, o “clique” indicará que o encaixe foi feito corretamente.

Lembre-se também do nível da água do limpador

Verifique regularmente e, se necessário, encha o nível de água do tanque de água do limpador. O jato d’água é fundamental para manter os vidros limpos, principalmente no início da chuva. Isso porque as primeiras gotas se misturam à poeira acumulada no para-brisa, reduzindo a visibilidade.

Certifique-se de que os esguichos estejam direcionando os jatos de água para o centro da área a ser varrida. Alguns veículos de primeira geração, por exemplo, têm bicos que se desregulam facilmente, até mesmo durante a lavagem, porque ficam muito saltados no capô. A regulagem pode ser feita usando uma agulha ou alfinete.

Alguns fabricantes recomendam adicionar à água do reservatório uma solução com função detergente. O aditivo é útil para auxiliar na remoção de resíduos impregnados no vidro, como insetos, fuligem e seiva de árvores, por exemplo.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓