Como pagar IPVA em atraso

anúncio

Aprenda como atrasar o pagamento do IPVA. É simples e fácil de fazer, mas você precisa pagar multas e juros, por isso é melhor pagar sempre em dia.

É sempre a mesma coisa no início do ano. São muitas contas e as contas têm que ser pagas. Além das despesas de final de ano, como festas, festas, presentes, amigos escondidos, etc., já existem aqueles famosos “presentes gregos” em janeiro: IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, etc. Se você não viajar com sua família durante as férias, haverá custos adicionais.

Devido a muitas promessas, muitas pessoas acabam se esquecendo de pagar algo ou não pagam porque o dinheiro não foi pago. O que devo fazer quando me deparar com essa situação?

Hoje vamos falar sobre o IPVA, o imposto sobre propriedade de veículos automotores. Este imposto deve ser pago anualmente por todos os proprietários de automóveis, sejam eles automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus ou outros meios.

Esses valores já são calculados na emissão do guia, não sendo necessário adicionar dados adicionais no momento do pagamento. A multa é de 20% do valor original, com multa total de 1% para cada mês de atraso. Esses valores não são negociáveis, portanto, evitar atrasos no pagamento é sempre uma boa ideia.

Saiba como pagar o imposto sobre a propriedade em atraso

Você também pode verificar se o seu banco oferece serviços de impressão de cópias IPVA. Muitos têm esse serviço e você pode pagar pelo IPVA no banco online sem sair de casa. O Banco do Brasil é o principal, mas depende da parceria de cada estado.

Caso não consiga imprimir o boleto na Internet, também pode optar por dirigir-se ao posto de gasolina do Ministério da Fazenda para obter o guia do IPVA e efetuar o pagamento do imposto. No site, você encontrará o endereço.

Após o vencimento, o pagamento deve ser feito à vista, não existindo mais a opção de parcelamento. Se você optar pelo parcelamento do IPVA após o atraso, mais juros serão acrescidos ao valor total, o que é ilegal.

Por que se deve pagar o IPVA?

Embora a maioria das pessoas acredite que o valor arrecadado do IPVA não se destina apenas à manutenção de ruas, estradas e avenidas. O valor desse imposto pode ser utilizado de acordo com a necessidade de cada estado. Cada um decide a melhor forma de usar o valor arrecadado de impostos.

Além de servir como um valor para a melhoria da cidade, o IPVA também é um imposto obrigatório para a atualização da documentação do veículo. Ou seja, se você parar em uma parada de trânsito sem os documentos mais recentes, você será multado, seu carro será cobrado e você terá que pagar o IPVA em atraso mais taxas de reboque e pátio para retirar o veículo. Pagar o IPVA em dia pode ajudar as cidades a funcionar melhor, evitando transtornos para você.

anúncio

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar