Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Como montar uma oficina de moto com pouco dinheiro

Muitas pessoas possuem tanta intimidade e paixão por motos que em muitos casos desejam se tornar profissionais mecânicos na área. Já outras pessoas possuem especialização com a mecânica de duas rodas e desejam montar sua própria oficina, para ter mais liberdade de trabalho. Mas, para abrir uma oficina de motos é preciso ter certos conhecimentos na área, para que o sua empresa seja um sucesso e também conquiste diversos clientes fiéis.

Atualmente, o mercado das motocicletas cresce cada dia mais e mais, devido à criação de novas marcas e automaticamente a fabricação de novas motos com mais tecnologias, e a moto hoje se tornou um objeto de desejo pra quem deseja fugir do trânsito das grandes metrópoles (cidades). Por isso eu digo, montar uma oficina de moto é uma ótima opção de empreendimento.

Abaixo, confira 6 dicas para ser um empresário de sucesso.

1 -Como abrir uma oficina de motos
Assim como qualquer empresa, abrir uma oficina de motos não é tão simples e que nunca deve ser feito de qualquer jeito. Para que sua oficina seja bem sucedida, é necessário conhecer bem o publico alvo, também as necessidades dos clientes e a região de abertura.

2 – Invista em conhecimento
A maioria dos profissionais da área mecânica, assim de como qualquer outra, devem sempre investir em qualificação e desta forma possam passar credibilidade, além de proporcionem um serviço de maior qualidade aos seus clientes. Parece obvio, mas o cliente que precisar de um serviço mecânico ou elétrico em seu veículo de duas rodas, claro que ele vai optar por um profissional que tenha qualificação na área e experiência.

Recomendo que antes da abertura do seu empreendimento, faça um curso de gestão empresarial, novamente parece obvio o que vou dizer mais a maioria de donos de negócios deve entender como o mesmo funciona e saber gerencia lo e por incrível que pareca, a maioria não faz isso e um dos motivos de muitos negócios fechar é exatamente isso. Lembrando que é necessário fazer um cursos de mecânica geral de motos, experiência em geral (eletrônicos, etc). Porque você deve realizar este curso? Imagine na ausência de um funcionário você consegue resolver. Imagine uma padaria quando o padeiro faltar? Justamente por isso que todo dono de padaria sabe fazer pão na ausência do padeiro.

3 – Escolha uma boa localização
Para se ter uma empresa de sucesso, é preciso que a mesma esteja localizada em uma área propícia para seu público alvo. Por exemplo, não é comum abrir um supermercado em uma BR(mas conheço alguns e que são sucesso, mas a probabilidade é baixa, pois dificilmente ele terá clientes recorrentes e diários). Pensando desta maneira, faça opção por um local que tenha uma boa visibilidade e fluxo alto de pessoas para montar a sua oficina.

Opções mais cara para trabalhar: no centros da sua cidade ou no centro de cidades vizinhas.
Opções mais barata para trabalhar: bairros movimentados e que normalmente ligam ao centro.

Indico sempre escolher um lugar espaçoso(não precisa ser grandão, afinal é uma oficina de moto) e que preferencialmente seja em semafaros / rotatórias / avenidas, isso por causa da visibilidade que gera para seu ponto físico. Nunca escolha locais estreitos e em ruas com pouco movimento.

4 – Invista na loja
Assim como todo comércios, é preciso que a oficina tenha um espaço bonito e aconchegantes para os seus clientes. Por mais que seu local seja simples você consegue deixar ele aconchegante para quer for conhecer a sua oficina e não ache que o local pode ter sujeira, devido a graxa, ferramentas, etc, mantenha seu local sempre arrumado, se coloque no lugar do cliente, você gostaria de ser atendido em um local organizado e limpo ou num lugar sujo e bagunçado?

Uma dica importante, crie uma sala ou área de espera para os seus clientes. Enquanto o serviço esta sendo feito o cliente pode aguardar em uma sala de espera com televisão, ar condicionado(se tiver com dinheiro, mas não acho que seja necessário caso a grana esteja curta), e outros mimos, como café, água, revista, … e automaticamente seu local de trabalho vai ficar na parte de trás, uma dica importante: pinte o local.

5 – Escolha um time (equipe) qualificado
Para proporcionar um bom atendimento aos seus clientes, escolha um time bem qualificado, faça opção por funcionários que já tenham experiência na área.

Caso o mesmo não tenha, ofereça cursos. Por exemplo, caso seus primeiros funcionários sejam familiares e ainda não tenham experiência com a área, capacite eles.

6 – Compre equipamentos de qualidade
Para que a oficina funcione corretamente com qualidade e de maneira rápida, invista em equipamento, mesmo no caso dos mais simples, mas que vão acelerar o seu atendimento.

Equipamentos iniciais: um multímetro, manômetro, elevador pneumático, chaves, scanner, alinhador, etc.
Obs.: Caso a oficina também realize a troca de pneu, também será necessário adquirir equipamentos e peças para substituição da mesma.

Espero que tenha gostado das dicas e caso precise de uma contabilidade para montar, segue minha dica: Silluz.

Sucesso no seu novo empreendimento!

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓