Aprenda a verificar as pontuações da CNH em todo o Brasil. Hoje em dia, com a rápida disseminação da Internet e cada vez mais aplicativos sendo usados, as consultas sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não podem ficar para trás. O artigo 259 da Lei de Trânsito Brasileira estipula os pontos que um motorista receberá para cada violação, e esses pontos serão adicionados ao CNH. Adicionar pontos significa até mesmo a suspensão dos direitos de direção. Deixe-nos mostrar como conduzir uma consulta gratuita para que você não se surpreenda com a pontuação da sua carteira de habilitação.
Antes de consultar as pontuações da CNH, saiba quantos pontos você recebe por cada violação
Violações muito graves adicionam 7 pontos ao CNH
Baixo tem cinco pontos
A média representa quatro pontos
Três pontos são considerados mais leves
Atualmente, quando um motorista atinge 20 pontos em um ano, sua carteira será revogada. Junto com um projeto de lei em andamento que pode aumentar essa pontuação, o projeto está em votação no Senado. Desde que foi aprovado pela Câmara dos Representantes, o Senado agora está sem votos.
Se a nova lei entrar em vigor, a situação é a seguinte:
20 pontos deduzidos para motoristas que cometeram violações graves de 2 ou mais vezes
Se o motorista cometer apenas uma infração muito grave, serão deduzidos 30 pontos
40 pontos deduzidos se o motorista não tiver violações graves
Veja as instruções passo a passo sobre como ver as pontuações CNH
Para consulta, observe que este processo é totalmente gratuito para evitar cair em golpes na Internet.O site fornece informações detalhadas, mas cobra por este serviço. No Brasil, a consulta é gratuita, mas você precisa de:
Possuir uma CNH (carteira de motorista nacional)
Visite o site do Detran em seu estado (listado abaixo
Preencha os dados na página de consulta de pontuação CNH quando solicitado
Alguns estados têm consultas diferentes, mas são todas muito simples, você pode dar exemplos e consultar o DETRAN na Bahia. Basta acessar o site e inserir seu número CNH ou PGU, e os resultados aparecerão imediatamente.
Em Minas Gerais, o número da carteira de habilitação, a data de nascimento da carteira de habilitação e a primeira carteira de habilitação são obrigatórios. No Paraná, o número do CBH e o número do CPF do motorista e a validade da carteira de habilitação são obrigatórios sequencialmente. Conforme mencionado anteriormente, cada Detran possui uma solicitação de consulta diferente, mas é muito simples, basta seguir seus requisitos.