Veja como acompanhar o processo do DPVAT 2021
As vítimas de acidentes de trânsito tem garantido se houver morte, invalidez permanente ou despesas médicas. Conhecido como DPVAT, o seguro de acidentes pessoais causados por veículos motorizados terrestres deve ser pago por todos os proprietários de veículos motorizados no momento da licença / IPVA. Veja como acompanhar o processo do DPVAT 2021 e ter o seu direito garantido, caso seja necessário.
Após a contratação do seguro DPVAT, o segurado poderá acompanhar o processo por meio do link da Seguradora Líder, que se responsabiliza pelo gerenciamento e pagamento. Para isso, é necessário apenas o número do sinistro do beneficiário ou representante legal, CPF. Em até 30 dias após a efetivação do pedido, o dinheiro será depositado em conta corrente, variando de R $ 2.700,00 (despesa moderada) a R $ 13.500,00 (morte ou invalidez)
Para dar entrada você deve procurar um Posto de Atendimento e fazer a solicitação pessoalmente, sem a necessidade de um intermediário.
Em casos de indenização por MORTE:
Nos casos de morte, além da documentação da vítima, serão necessários também a documentação de cônjuges, beneficiários, descendentes, ascendentes e outros, dependendo da situação de cada caso. Mas a documentação da vítima segue abaixo:
Boletim ou Registro de Ocorrência Policial;
Certidão de Óbito (cópia autenticada)
Laudo de Exame emitido pelo IML – cópia autenticada – (poderá ser solicitado)
RG da vítima (ou CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento ou de Nascimento)
CPF da vítima
Em casos de indenização por INVALIDEZ PERMANENTE:
Boletim ou Registro de Ocorrência Policial;
RG da vítima (ou CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento ou de Nascimento) – cópia simples
CPF da vítima – cópia simples
Laudo do Instituto Médico Legal – IML da localidade em que ocorreu o acidente, informando a extensão das lesões físicas ou psíquicas da vítima e, ainda, o seu estado de invalidez permanente – original ou cópia autenticada
Declaração de Ausência de Laudo do IML
Boletim de atendimento hospitalar ou ambulatorial (BAM).
Em caso de dúvida quanto às lesões terem sido provocadas pelo acidente, poderá ser solicitado o Relatório de Internamento Hospitalar ou do tratamento a que se submeteu a vítima, com indicação das lesões produzidas pelo trauma.
Comprovante de residência
Autorização de pagamento
Documentos necessários para solicitar o DPVAT 2021
Em casos de indenização para DESPESAS MÉDICAS:
*Boletim ou Registro de Ocorrência Policial;
*RG da vítima (ou CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento ou de Nascimento)
*CPF da vítima
*Comprovante de residência
Boletim do primeiro atendimento médico-hospitalar ou relatório do médico informando quais as lesões sofridas pela vítima e o tratamento realizado
*Relatório do dentista (se for o caso) informando as lesões sofridas pela vítima, se o tratamento foi realizado em decorrência das lesões sofridas no acidente, bem como se os dentes eram naturais antes do acidente