Com todos os avanços em tecnologia e desempenho veicular, alguns métodos são ainda mais clássicos, mas são extremamente importantes para o perfeito funcionamento do veículo. A direção alinhada é um dos critérios mais importantes para dirigir um carro com segurança. Infelizmente, é também um dos mais esquecidos. Muitas pessoas estão lidando com os sintomas e sinais de mau alinhamento nas quatro rodas, muitas vezes sem saber que essa é uma solução simples. Estes são os cinco sinais comuns de que seu veículo precisa estar alinhado.
1- Volante descentrado
Se estiver conduzindo em linha reta numa estrada plana e nivelada, o volante deve estar bem próximo do normal. Geralmente, há uma pequena diferença permitida dependendo da inclinação da estrada, mas no geral deve estar centrado. Se alguma roda estiver desalinhada em alguns graus em qualquer direção, é hora de fazer um alinhamento.
2- Desgaste anormal de pneus
O desgaste do pneu indica a condição de alinhamento do carro. Os técnicos qualificados podem usar os padrões de desgaste dos pneus para fazer suposições sobre a pressão dos pneus, as condições da suspensão e os problemas de alinhamento. O desgaste nas bordas internas ou externas dos pneus indica um problema com o ajuste do camber. O desgaste dos pneus é mais normalmente visto ao executar uma rotação de pneu ou uma inspeção ou serviço. Se tiver algum destes padrões anormais de desgaste de pneu, então deve considerar fazer um alinhamento ao seu veículo. Alem de conseguir uma condução mais segura os pneus terão mais durabilidade.
3- O veículo desvia-se da trajetória
Semelhante ao primeiro ponto, ao dirigir em linha reta em uma estrada horizontal, a trajetória do veículo é mais fácil de perceber. Existe um equívoco comum de que o veículo deve ser conduzido totalmente em linha reta, com as duas mãos fora do volante. Isso poderia ser verdade, mas na realidade não é esse o caso, porque todas as estradas têm alguma inclinação o que causa um leve desvio para um lado. Remover completamente as mãos do volante também é muito perigoso. O veículo deve seguir em frente com muito pouco esforço no volante. Se o seu carro desvia-se para um lado ou para o outro, é hora de verificar o alinhamento.
4- O volante não volta a posição de “direito”
Depois de completar uma volta no volante, o motorista deve retornar naturalmente à posição inicial, onde continuou em frente. Claro, você precisa colocar as mãos no volante para ajudar a atingir esse objetivo mais rápido e manter o controle do carro, mas se o volante estiver sempre no lugar e não voltar para o centro, significa que seu carro não está em movimento. Instruções muito boas para o alinhamento. Nesse caso, é melhor realizar o alinhamento completo.
5- Direção instável
Se a direção do seu carro parecer um pouco solta ou instável, uma das possíveis causas é o mau alinhamento das rodas. Isso pode ser sentido se ao conduzir sentir o seu carro muito solto e instável nas curvas. Se o seu veículo estiver um pouco instável durante a condução, independentemente de conduzir em linha reta ou virar, deverá verificar o alinhamento