CNH terá um novo código de segurança para fraude
Para reforçar a segurança contra fraude e CNH ilegal, a Direção Nacional de Trânsito apresentou esta terça-feira a operação do novo Código de tecnologia.
Aproximadamente 300.000 carteiras foram emitidas com o modelo desde 1º de maio.
O modelo antigo, sem um código de barras bidimensional ou dados criptografados, será substituído, conforme e quando os motoristas obtiverem suas licenças, que são válidas por cinco anos.
A nova carteira não requer a substituição do CNH, pois a data de validade não expirou.
A tecnologia permitirá acessar os dados dos motoristas brasileiros lendo o QR Code, que dará acesso aos dados Denatran, onde haverá uma versão do CNH, com dados biográficos e um porta-foto do documento.
Para o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, esta segurança não apenas no domínio de documentação do
“Esta implementação permitirá que qualquer empresa verifique a foto.
Qualquer setor da sociedade pode ter acesso a ela, seja em uma relação civil ou comercial, como bancos, cartórios e locadoras de veículos, por exemplo.
Aplicativo leitor – O aplicativo responsável pela leitura do é o “Lynx”, já disponível para sistemas Android iOS .
Segundo a presidente do Serpro, Glória Guimarães, o código CNH é diferente dos comumente usados.
“O que nós desenvolvemos foi uma combinação do Código que existe hoje, que só divulga fotografia textual, plus , via software chamado H264, tudo em software livre”, explicou.
O Denatran não prevê nenhum custo adicional para os motoristas, uma vez que a emissão de CNH é regulamentada pelos Estados, unidades da Federação responsável por regular os itens faturáveis.
*Com informações do Ministério das Cidades/Agência Brasil