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Carro na garantia é um ótimo negócio… PARA QUEM VENDE!

Há alguns anos se tornou comum as montadoras brasileiras aumentarem o período de garantia dos carros. Alguns anos atrás a garantia dos carros populares e até mesmo nos populares premium, era de no máximo 1 ano. De uns anos para cá que a historia mudou, e cada dia que passa a garantia prolongada se tornou grande alvo da estratégia de marketing das concessionárias para venderem mais carros (mesmo os populares) com três, cinco e até seis anos de garantia. De cara parece ser um ótimo negócio para o consumidor, mas nem sempre é assim!

O primeiro ponto é: a garantia NÃO é de graça!

Quando você compra um carro na garantia, ela só permanece valendo se todas as manutenções preventivas e revisões forem realizadas nas concessionárias autorizadas. Como assim?! Sim isso mesmo, e é aí que eles ganham dinheiro: por exemplo, uma simples troca de óleo, mais filtro de óleo e combustível, de um popular 1.0 numa concessionária em Belo Horizonte-MG, fica entre R$ 300,00 a R$ 400,00. Numa oficina de confiança, não passa de R$150,00. Um par de pastilha de freios de um Hatch médio fica em mais de R$ 400,00. Agora pesquisa no Google qual é o valor de um par de pastilha de freio! Entendeu a ideia?

E quando a garantia precisar cobrir um reparo caro e que vai custa muito dinheiro?

Vai no Reclame Aqui e veja ao que se refere mais de 90% das reclamações dos clientes com as montadoras brasileiras. O texto se repete: “Meu carro apresentou um defeito, fui na concessionária e ela disse que era problema na peça X e que, apesar de estar no manual que é uma peça coberta pela garantia, eles consideraram mau uso!”

Por exemplo, o Victor(autor da ideia deste post) tem um amigo em Belo Horizonte que comprou um sedã médio em 2013 e realizou todas as manutenções (com seus preços abusivos) numa mesma concessionária. Quando seu carro apresentou um barulho estranho e a concessionária descobriu que era um reparo mais sofisticado, adivinha?

– “Mau uso”!

Mas há também exemplos positivos

Muitas concessionárias cumprem com os contratos de garantia suprindo todos os problemas previstos no manual do veículo. Antes de comprar um carro novo é muito importante buscar referências do pós-venda daquele fornecedor, procurando pessoas que já compraram naquele lugar. Como em todos os ramos do mercado, há empresas justas e também aquelas que não valem a pena se relacionar.

Esse artigo poderia ficar infinito se eu listasse os exemplos de pessoas que tiveram o mesmo problema, mas vou deixar o espaço para vocês comentarem! Quem aí já sofreu para conseguir seus direitos durante a garantia? E quem já passou por boas experiências?

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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