Características das Categorias de Habilitação

/
Advertisement
Advertisement

Categoria A – Categoria exclusiva para dirigir motos, motocicletas, motociclos e similares. Essa categoria e destinada apenas para veículos motorizados de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral (sidecar).

Categoria B – É a mais comuns, permite dirigir carro de passeio, o que permite o motorista dirigir um veículo de no máximo 8 lugares com o peso máximo de 3.500 kg.

Categoria C – Permite a direção de veículo para transporte de cargas, onde o peso bruto exceda a 3.500 Kg. Para ser habilitado nessa categoria o motorista deve possuir no mínimo 1 ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou reincidente de infrações médias. (recomendo sempre tirar a D que tem a mesma validade que é a C)

Categoria D – Categoria que permite o motorista conduzir veículos de transporte de passageiros e que a lotação exceda a 8 lugares, sem contar o do motorista.

Advertisement

Categoria E – Destinado a condutor onde o veículo possui unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja a unidade acoplada possua 6.000 Kg ou mais ou exceda o limite de 8 lugares. Para tirar essa habilitação o condutor não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses(1 ano); poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP(Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).

LEIA TAMBÉM:
Veja todas as cidades de cada ano da CNH Social e Inserção de Novos Motoristas
Carteira de habilitação de graça
Requisitos para as inscrições da CNH Social e Inserção de Novos Motoristas
Como comprar seu primeiro carro de leilão
Aprenda a comprar uma moto pagando 137 reais por parcela
12 opções para conseguir cartão de crédito de fácil aprovação (score baixo ou nome sujo)
Como comprar uma moto com nome sujo?
Todos os sites do Detrans e IPVA do Brasil (links úteis)

Advertisement
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar