Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Câmbio automático compensa? Tire suas conclusões

Não tem certeza de qual tipo de transmissão escolher para seu carro? Então você veio ao lugar certo.

Separamos as vantagens e desvantagens deste tipo de câmbio, permitindo que você escolha o modelo que mais se adapta a você.

O que é o câmbio automático?

O câmbio automático é um sistema que detecta a relação entre a rotação do motor e a rotação do motor por meio do sistema de transmissão do automóvel, permitindo ao motorista detectar automaticamente a mudança de marcha.

A maior diferença entre as caixas de câmbio manual e automática é que uma caixa de câmbio exige que o motorista determine a marcha que se adapta à sua velocidade, enquanto a outra caixa de câmbio determina automaticamente sem intervenção manual.

Suas vantagens

Como suas vendas estão em constante crescimento, esse sistema apresenta vários benefícios. Apresentaremos os principais a seguir:

  • Conforto

Quem adquire um carro com câmbio automático, na maioria das vezes, busca mais conforto.

Isso não falta. Ao usar o câmbio manual, você precisa mudar de marcha com a mão direita e pisar no acelerador com a perna esquerda, enquanto no câmbio automática, suas mãos estão no volante e sua perna esquerda permanece parada durante a condução.

O câmbio automático só possui freio e acelerador, ambos comandados pelo pé direito.

  • Durabilidade

Outro ponto deixado pela transmissão automática é sua durabilidade. Sua tecnologia reduz o desgaste das peças da engrenagem e estende sua vida útil para mais de 100.000 quilômetros.

Além do motor, os componentes do sistema de transmissão também costumam durar muito tempo.

  • Suavidade

Algo que não agrada os usuários de câmbio manual são os “trancos” que acontecem nas trocas de marcha. No automático, isso não existe. Ele realiza trocas precisas e suaves, o que garante seu funcionamento contínuo.

E quais são as desvantagens?

Por mais que apresente muitos benefícios, o câmbio automático tem algumas desvantagens. São elas:

  • Preço elevado

Seu valor já está mais acessível do que há uns anos atrás, porém, continua mais alto que carros com câmbio manual. Espera-se que esse cenário vá mudando aos poucos, levando em consideração o aumento da demanda.

  • Manutenção mais cara

Por serem peças tecnológicas e mais complexas, a manutenção costuma ser bem mais cara. Em contrapartida, o câmbio automático exige menos reparos devido à sua durabilidade.

  • Consumo de combustível

Com uma caixa de câmbio manual, você pode “controlar” o consumo de combustível porque pode determinar em qual marcha o carro estará. No modo automático, por fazer o motor funcionar de forma eficiente, o consumo pode ser maior.

Essas são algumas vantagens e desvantagens do câmbio automático. Vale analisar com cuidado cada ponto, para saber se realmente vale a pena para você.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓