Pular para o conteúdo

CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL? QUAL ESCOLHER?

CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL? QUAL ESCOLHER?

Se você ainda não tem certeza se deve comprar um carro automático ou manual, você veio ao lugar certo. Coletamos as principais características de cada modelo e apontamos cada situação. Vamos ver?

PRÓS E CONTRAS DE CADA OPÇÃO

Para começar, informações que podem surpreendê-lo. Você sabia que a conhecida tecnologia de transmissão automática de hoje é fruto da imaginação de dois brasileiros? Fernando Iehly de Lemos e José Braz Araripe tiveram essa ideia e venderam sua patente para a General Motors em 1932. Os primeiros carros com transmissão automática saíram da fábrica e foram para as ruas em 1939. No Brasil, há décadas é chamada de substituição hidráulica.

Conforto ou Controle?

Câmbio automático ou manual

A transmissão automática pode facilmente trazer mais conforto ao motorista durante a condução. Para as pessoas com tráfego intenso nas grandes cidades todos os dias, é uma grande ajuda manter o pé esquerdo flutuante sem se preocupar em mudar de marcha.

Para quem não deseja controlar totalmente o carro e pode ajustar as marchas de acordo com suas preferências para cada situação, a transmissão manual é a primeira escolha. Ideal para quem mora em lugares onde não há muito congestionamento e gosta de dirigir.

Gastos com manutenção

Se forem necessários reparos, a transmissão automática trará mais encargos, porque a tecnologia e a complexidade associadas às transmissões manuais são refletidas no preço de manutenção.

Mas, embora o custo de manutenção da transmissão manual seja relativamente baixo, ela tende a perder sua durabilidade. Ao calcular o custo entre as transmissões automática e manual, lembre-se dos seguintes detalhes: Danos automáticos são menos frequentes, mas os custos de reparo são maiores. O manual requer mais tempo de reparo, mas o custo de manutenção é menor.

Também é importante notar que o uso incorreto de marchas em caixas de câmbio manuais pode levar ao aumento do consumo de combustível, combustão da embreagem e danos ao motor.

Quem consome mais combustível?

Ao reabastecer, os sistemas operacionais da caixa de câmbio automática ou manual também são considerados. Ao contrário das transmissões manuais, as transmissões automáticas têm a reputação de consumir mais combustível em mudanças de alta velocidade. Mas os modelos mais recentes (e os próximos modelos) começaram a prestar atenção a esse detalhe e estão cada vez mais adotando tecnologia para manter a rotação quase constante durante as mudanças de marcha, resultando em cada vez mais diferenças entre os dois pequeno. Duas escolhas.

Como já foi dito, mudar as marchas da maneira errada em uma transmissão manual também pode causar mais consumo de combustível, portanto, se você escolher a manual, fique atento.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓