O BMW Z3 soprou 25 velas no último mês de novembro. É produzido na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos, e é o primeiro carro da marca fora da Alemanha. O roadster é um dos grandes sucessos da empresa, com 297.087 unidades vendidas.
O primeiro motorista a dirigir o Z3 foi James Bond. A BMW surfou após o lançamento do lendário 17º filme “007 vs. GoldenEye”, e então colocou as barracas de comida nas mãos dos agentes mais famosos na tela grande. Na época, o papel icônico era desempenhado por Pierce Brosnan.
O tamanho determina o sucesso do filme, e a BMW decidiu lançar uma versão especial Z3 James Bond do carro, limitada a 20 carros. Porém, a demanda é tão grande que a montadora precisa produzir mais 100 carros dessa série.
Este modelo usa uma carroceria projetada por Joji Nagashima, que é igual às Séries 5 e 3. Este modelo segue a fórmula premiada dos carros esportivos BMW. Destacam-se o capô estendido e as posições curtas de direção dianteiras e traseiras (quase no eixo traseiro).
No momento do lançamento, o Z3 pode escolher entre 115 hp e 143 hp motores de quatro cilindros. Em 1997, foi lançada uma hélice de 2,8 cilindros e seis cilindros e 193 cv. Para cumprir essa tarefa, o BMW M logo lançou o Z3 Roadster M, que é equipado com um motor 3.2 que pode fornecer 321 cv.
O modelo foi atualizado em 1999, acrescentando novas lanternas traseiras e faróis com aros cromados. Mecanicamente, recebeu um motor 1.9 litro e 117 cv de potência, um motor 2.0 de seis cilindros e 150 cv de potência e um motor de 2,2 cilindros com 170 cv de potência. O BMW de nível mais alto oferece versões 3.0 de 231 cv e M de 325 cv.
BMW Z3 Coupe
Em 1998, o Z3 recebeu uma versão com carroceria totalmente nova. A roda traseira foi inspirada no 328 Sport Coupé, que foi o modelo de vitória do tradicional Mille Miglia em 1940. O Z3Coupé pode ser equipado com motor 2.8i de 193 cv ou 3.01 de 231 cv. Sua versão picante M tem 321 cv e 325 cv.
O Z3 MCoupé foi o safety car da temporada 2000 do MotoGP e conquistou a preferência de muitos fãs de carros em todo o mundo. Além disso, a BMW venderá seu motor V12 de 326 CV posteriormente.
A última unidade fabricada do BMW Z3 saiu da linha de produção em 28 de junho de 2002. Hoje, a instalação está em exibição no museu da marca. O Z3 foi eventualmente substituído pelo Z4 de terceira geração.