O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) emitiu um alerta contra golpes virtuais que estão utilizando sites falsos e aplicativos de perfis falsos na web para fornecer a chamada CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na emissão do benefício.
Os golpistas geralmente fornecem aos candidatos da CNH todas as etapas do processo exigidas por lei, como cursos (teoria e prática) e exames (teoria e prática). Em troca, os interessados devem pagar uma taxa pela emissão dos documentos.
Golpistas exigem depósitos para emitir carteiras sem provas, documentação e testes teóricos e práticos
Em nota, o Detran.SP esclareceu que para emitir a primeira CNH, o aluno deve cumprir todas as etapas do processo de habilitação, além do pagamento da taxa.
Em nota, o Detran.SP esclareceu que para emitir a primeira CNH, o aluno deve cumprir todas as etapas do processo de habilitação, além do pagamento da taxa. O valor fixo cobrado está disponível no portal do departamento, acesse o link
O Detran.SP não oferece programas como “CNH Social”, “CNH Popular”, “CNH do Povo” e “Habilita SP”.
Para quem precisa de atualização
De acordo com o documento, os cidadãos devem solicitar serviços online pelo portal do DETRAN. A taxa de documentação atual no Estado de São Paulo é de R$ 107,00. Os exames médicos e psicológicos são sempre realizados em clínicas credenciadas.
“O público deve ficar atento a essas fraudes. Para se habilitar, os alunos devem passar por todas as etapas do processo de habilitação. Por meio dos canais oficiais do Detran.SP, os motoristas também podem resolver a maioria das pendências”, Neto Mascellani, Diretor-Superintendente do Detran -SP Diga.
A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) de São Paulo, informa que caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181 ou através do site.