Golpe do WhatsApp promete carteira de motorista grátis e deixa milhares de vítimas
O golpe veio na imagem do Detran (Secretaria Estadual de Transportes) e do governo do estado da Paraíba, anunciando 38.920 oportunidades para pessoas em todo o país tirarem sua primeira carteira de motorista gratuita, referindo-se ao programa governamental “#CNH Social” do governo federal , que permitirá que os inscritos possuam CNHs Classe A e Classe B de forma totalmente gratuita.
A razão pela qual muitos caem no golpe é o fato de que o programa “CNH Social” existe, mas apenas em alguns estados brasileiros exige que as partes envolvidas sejam beneficiárias de determinados programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Chapéus de Palha, além de serem alunos de escolas públicas.
No entanto, poucas pessoas sabem que os benefícios nunca estão disponíveis pelo aplicativo e não há necessidade de compartilhar nenhum link na web.
Os criminosos usaram um domínio falso chamado Nossofgts.club, que seria usado para cometer outros crimes anteriores no contexto de uma promessa de sair do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Os bandidos por trás do esquema usaram o link para fazer com que as pessoas se tornassem virais para seus contatos e grupos, e exigiram que o link fosse compartilhado com cinco pessoas para que o cadastro fosse válido e a vítima tivesse direito à primeira CNH gratuita.
No momento em que escrevo, pelo menos 100.000 pessoas cairiam no golpe, inclusive participando de páginas criadas por golpistas para atrair vítimas. Este sistema orienta as pessoas a sempre compartilharem o referido link em seu aplicativo para alcançar mais pessoas.
O golpe é capaz de copiar os dados pessoais de um indivíduo seguindo o procedimento descrito no golpe. Diante disso, a dica é que após receber essa mensagem, o usuário deve excluí-la sem clicar no link.