Há algum tempo, a Toyota vem alertando sobre a transição para os veículos elétricos. A conversão de combustíveis líquidos em eletricidade será inevitável, e já existem prazos em alguns países. Algumas montadoras também anunciaram quando devem investir 100% em veículos elétricos. A Toyota pretende fornecer apenas veículos elétricos no Brasil nos próximos seis anos.
Toyota totalmente elétrico
A informação é de Masahiro Inoue, presidente da empresa para a América do Sul e Caribe. A apresentação faz parte de reportagem publicada no site da AutoIndústria.
Ou seja, a partir de agora, a Toyota fornecerá veículos com um certo grau de eletrificação. Em breve, esses modelos deverão usar totalmente a eletricidade do país.
É importante notar que atualmente existem apenas três modelos Toyota sem versões híbridas. As picapes Yaris, Yaris Sedã e Hilux não possuem opções elétricas no mercado nacional.
Apesar disso, o Brasil ainda possui uma versão híbrida flexível do Corolla e do Corolla Cross. Inoue disse que isso representa uma vantagem para o país. “Precisamos usar todo esse conhecimento e estrutura de distribuição acumulada ao longo de tantos anos.” Foi o que disse o executivo em entrevista.
Mudanças de produção
Do que foi dito acima, pode-se inferir que Hilux em breve terá uma versão híbrida dele. Afinal, as picapes são uma das mais populares entre os consumidores brasileiros. O modelo foi aprovado e deve ser mantido no catálogo do fabricante.
Da mesma forma, alguns modelos podem estar fora de alcance devido à eletrificação dos modelos. As versões hatchback e sedan de Yaris provavelmente serão descontinuadas. Portanto, o veículo não deve ser modificado.
O foco desta empresa japonesa é focar em produtos que sejam mais amplamente aceitos pelo público. Corolla e Corolla Cross estão em frente, ao lado de Hilux.
Excluindo o modelo Yaris e sua versão, o preço final dos produtos Toyota é muito alto. O carro mais barato da empresa agora é o próprio Corolla, com preço inicial de 128 mil reais.