Aprenda como e onde conseguir minha licença de carro
A emissão da licença do seu veículo é obrigatória e deve ser feita anualmente. É importante manter sempre a documentação do veículo em ordem, pois se estacionar sob qualquer ordem poderá ser multado, ou em caso mais grave, se o o carro não estiver em dia, será apreendido e licenciado. A matrícula do veículo é baseada no final da placa. Saiba como e onde posso obter uma licença de carro aqui.
Tabela de licenciamento 2017 em São Paulo:
Final da placa: 1 | Prazo para a renovação: Abril;
Final da placa: 2 | Prazo para a renovação: Maio;
Final da placa: 3 | Prazo para a renovação: Junho;
Final da placa: 4 | Prazo para a renovação: Julho;
Final da placa: 5 e 6 | Prazo para a renovação: Agosto;
Final da placa: 7 | Prazo para a renovação: Setembro;
Final da placa: 8 | Prazo para a renovação: Outubro;
Final da placa: 9 | Prazo para a renovação: Novembro;
Final da placa: 0 | Prazo para a renovação: Dezembro.
Se você mora em outro estado, acesse o portal do DETRAN e verifique o formulário correspondente.
Não há necessidade de ir ao DETRAN SP ou imprimir em branco para pagar as licenças. Basta informar ao banco o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou selecionar esta opção no terminal eletrônico da agência bancária ou do banco online.
Ao efetuar o pagamento do frete e da licença nos correios, o documento será emitido automaticamente e entregue no endereço de matrícula do veículo em até 7 dias úteis, por isso é muito importante atualizar seu cadastro no DETRAN.SP.
Os motoristas podem entregar via CRLV em “Serviços Online” no portal DETRAN. Esta página fornece um código de rastreamento para verificar o andamento no site dos Correios. Você também pode participar do Poupa Tempo, além do cargo da Luz, você também pode participar do cargo do DETRAN. Se você não renovar a licença do veículo, além dos 7 pontos da carteira e do veículo confiscado, também poderá ser multado em 191,54 reais.
Autorizações inadimplentes incorrerão em multas e taxas de atraso no pagamento. Se isso não for feito, os proprietários de automóveis podem registrar seus nomes no registro de informações de crédito não pagas (Cadin) e dívidas pendentes do governo estadual.
Além disso, conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na habilitação e remoção do veículo a um pátio.