Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Alerta do Detran: A diferença de preço para a obtenção da carteira de habilitação pode chegar a R $ 800

As alterações nos custos do arquivo envolvem diversas variáveis, como o modelo do carro utilizado pela autoescola e a região em que ela está localizada.

Sem uma lista de preços clara, as autoescolas exercem a demanda do mercado livre ao cobrar taxas de serviço. Portanto, um estudo de custo completo deve ser conduzido para obter uma carteira de motorista nacional (CNH) sem pagar taxas de abuso.

Dependendo do Centro de Treinamento de Motoristas (CFC), o valor cobrado entre as empresas pode variar até R $ 800. De acordo com a Aliança dos Centros de Formação de Motoristas e Escola de Motociclismo do Estado de São Paulo (Sindautoescola.SP), no estado, o preço para a obtenção da carteira de habilitação da categoria A (motocicleta) ou B (automóvel) varia de 1.200 reais a 2.000 reais entre .

Nesse caso, a diferença chega a 60% do preço final. Embora não interfira na relação comercial entre a empresa e os alunos, o Detran cobra uma taxa fixa pela emissão de exames médicos, de tecnologia psicológica e CNH. Por exemplo, no caso das instituições de São Paulo, é cobrada uma taxa de R $ 395 do aluno que passar na primeira tentativa.

Um dos motivos das oscilações de preços de escola para escola envolve várias variáveis, como o tipo de modelo de carro utilizado pelo CFC (se for um curso prático de direção mais moderno) e se o curso teórico é ministrado presencial ou à distância (EAD ) -em Neste caso, os custos devem ser reduzidos. Outro fator que pode afetar o orçamento final é a área onde o CFC está instalado.

Além de economizar dinheiro, também é importante saber onde assinar o contrato para obter a licença. Ler o contrato com atenção e procurar um CFC aprovado são outras técnicas para evitar problemas no futuro.

Além disso, dúvidas sobre como tirar a CNH e realizar o processo de obtenção do documentos podem ser sanadas nos sites dos respectivos Detrans de cada estado.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓