03tes de calibrar os pneus, algumas informações devem ser observadas:
Os pneus devem estar frios para calibrar
Normalmente, as pessoas calibram seus pneus no momento em que estão prontos para reabastecer, ou seja, quando já estão dirigindo. Com isso, o pneu ficará quente e, além da pressão indicada pelo fabricante, é necessário aumentar uma pressão de 1 a 2 libras (psi), pois já existe uma pressão interna provocada pelo ar circulante.
Se o pneu estiver frio, deve ser calibrado de acordo com o manual.
Preste atenção à diferença na calibração dos pneus
Calibração de carga
A pressão dos pneus traseiros é geralmente maior do que a pressão dos pneus dianteiros. Dependendo do peso, a instrução é colocar dois a três libras a mais no grupo traseiro, especialmente na estrada.
Porém, esta não é uma regra para todos os fabricantes e varia de acordo com o peso, número de passageiros, carga transportada e se há bagagem no compartimento de bagagem.
Com base na calibração do solo
Dependendo do tipo de terreno, pode ser necessário usar calibrações diferentes.
Se o terreno a ser percorrido for areia ou lama, recomenda-se calibrar o pneu com uma pressão menor, pois irá alargar a superfície de contato com o solo e melhorar a tração do veículo.
Quanto mais difícil for o terreno, menor deve ser a pressão dos pneus.
Arranhões
Erros de calibração de pneus podem trazer muitos riscos para o seu veículo, mas principalmente para o motorista:
Aumentará o consumo de combustível Até 25%, dependendo da rota e das condições do trânsito.
A calibração mais baixa exige mais do motor do carro, levando ao desgaste prematuro da carcaça do pneu.
Quando a calibração for superior ao valor ideal, a aderência ao solo será reduzida, colocando em risco a segurança dos passageiros.