Esse carro é customizado para o cliente e o laudo mostra que seu custo deve ultrapassar 140 milhões de reais
Há poucos dias, falamos sobre o Bugatti La Voiture Noire que está por vir, que é o carro mais caro do mundo. E perdeu um pouco o título porque a Rolls-Royce decidiu criar um departamento de musculação para produzir modelos exclusivos que podem ser encomendados. O Sweptail foi lançado em 2017 a um custo de US $ 12,8 milhões (aproximadamente R $ 669.964,48 bilhões a preços atuais). Agora é a vez do navio, e seu custo será maior.
Encomendado por um cliente (muito rico), a popa do Rolls Royce – como o nome sugere – inspira-se no mar. É considerado o carro mais caro do mundo, é um “iate de corrida” de 19 pés de comprimento com alguns elementos náuticos, como um para-brisa e um belo exterior azul bicolor.
O designer pintou à mão o tom de azul escuro do capô, que se estende até o para-choque, separado apenas por folheado de madeira no “convés de popa”, enquanto o restante do corpo usa um tom de azul mais claro. Até as rodas usam uma combinação de tons de azul escuro e azul claro.
O teto é uma cobertura de tecido totalmente removível que pode ser fixada no deck traseiro de madeira, mas não se dobra mecanicamente – o proprietário deve removê-la manualmente. Há também uma capa superior sobressalente na mala para evitar mau tempo inesperado durante a condução.
Couro azul bicolor com tons exteriores cobre os assentos e volante, e o folheado de madeira laqueado no painel imita o deck traseiro. O painel tem um padrão entrelaçado chamado Guilloche, comum na fabricação de joias e relógios de ponta, enquanto o acabamento em azul brilhante entrelaça as fibras do painel.
A cabine também é decorada com muitos acessórios. A “suite de acomodação” sob o deck traseiro esconde uma cabine dupla de champanhe especialmente projetada para a safra que o cliente gosta. Possui ainda talheres gravados com o logotipo “Rabo de Barco” e uma placa de porcelana que combina com o anel de platina. Em um dia claro, um guarda-sol e dois banquinhos de tecido também emergem do deck traseiro, e há duas mesas fixas de coquetéis de cada lado.
A Rolls-Royce não listou detalhes sobre o motor, mas podemos supor que o famoso 6.7 V12 da marca está sob o capô. O motor pode produzir 570 cv nos modelos Cullinan e Phantom e 608 cv na versão Black Badge. Oficialmente, a marca não divulgou o preço da popa. No entanto, diz-se que o valor pode facilmente exceder o Sweptail em segundo plano. Algumas mídias como a Autocar afirmam que o valor final foi de aproximadamente 20 milhões de libras (convertido diretamente para 148,138 bilhões de reais).