Os motoristas do Estado de São Paulo devem ficar atentos a determinados serviços do Detran e do Poupatempo, que deixam de enviar CNH para a unidade, mas apenas enviam pelo correio para o motorista que fez a solicitação. A nova regra entrou em vigor no dia 15 de janeiro e é válida, renovável, com primeira e segunda vias e CNH confirmada. O motorista receberá o documento pelos Correios no endereço cadastrado no Detran, e para isso deverá pagar para que os Correios o enviem diretamente no banco, caixa eletrônico ou banco online.
O motivo desta medida é o aumento do número de casos Covid-19 no estado e a prevenção do congestionamento nas unidades de serviço. Segundo o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, a decisão visa diminuir o número de pessoas que procuram pelos serviços, tendo em média até 450 mil atendimentos: “Neste momento em que volta a aumentar o número de infectados pela pandemia em todo o país, os esforços do Governo de São Paulo são para garantir que os cidadãos estejam protegidos, evitando deslocamentos desnecessários”.
Se os endereços não forem mais válidos, eles precisam ser atualizados junto ao Detran, para enviar a remessa para o endereço correto.Os motoristas também podem utilizar a CNH Digital, que já está disponível nos App Store e Google Play, cuja validade é a mesma da versão do documento em papel.
Veja como acessar e baixar a CNH Digital
Veja como acessar e baixar a CNH Digital
Acesse o Portal de Serviços do Denatran
O celular deve ter acesso a leitura do QR Code
O motorista receberá um link no e-mail, para ativar o cadastro
Realizar a efetivação do cadastro o link do e-mail
Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google
Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran
Criar uma senha de 4 números
Como efetuar o primeiro Login na CNH Digital
Inserir o CPF
Digitar a senha cadastrada
Digitar o código enviado pelo Portal de Serviços do Detran
Cadastre uma nova senha e confirme
Pronto, você já terá acesso a sua CNH Digital
Por alguma razão, os motoristas que desejam cancelar seus direitos de acesso devem entrar no portal de serviço do Detran com um certificado digital e solicitar o bloqueio.