Devido ao preço do produto, usar um amortecedor recondicionado ou remanufaturado parece bom à primeira vista. Mas em um curto período de tempo, isso pode se tornar um pesadelo para motoristas desavisados. Segundo o Gerente de Treinamento e Eventos da Monroe, Ivo Izidoro da Silva, “Os amortecedores são lacrados e soldados e nenhum de seus componentes está disponível no mercado, portanto, não há amortecedores recondicionados que ofereçam total segurança. Além de ameaçar a vida de motoristas e passageiros, essa parte também vai causar sérios problemas ao carro. ”
O amortecedor tem a função de manter o contato permanente do pneu com o solo, proporcionando estabilidade e conforto nas mais diversas condições da estrada. Isso também aumenta a durabilidade dos componentes da suspensão.
A cada quilômetro percorrido, independente do terreno, os amortecedores são abertos e fechados em média 2.625 vezes. Isso equivale a 105 milhões de ações de estabilização realizadas a cada 40.000 quilômetros, e Monroe recomenda que você verifique o período do dispositivo.
O uso repetido de amortecedores pode causar problemas nos veículos, como perda de estabilidade em curvas e pistas sob condições severas, equilíbrio excessivo durante a frenagem ou tração, desgaste prematuro dos pneus e aderência reduzida.
Além disso, a vida útil do amortecedor recondicionado não excede 6 meses. Os consumidores são aconselhados a comprar novos amortecedores de acordo com as especificações de seus veículos.
A reciclagem de amortecedores não é economicamente viável. “Uma técnica para restaurar peças é furar a carcaça, remover o óleo interno e substituí-lo por óleo de motor ou de engrenagem. Por ter uma viscosidade maior que o óleo cru do novo amortecedor, dá a impressão de que o produto reutilizado tem pressão suficiente . Porém, quando a temperatura sobe durante a operação, a viscosidade diminui, perdendo pressão e função ”, explica Silva.
Ainda de acordo com Silva, a forma de reforma ou remanufatura dos amortecedores é ainda pior: o amortecedor usado é pintado, ou seja, é lavado e repintado para dar uma nova aparência. No entanto, esta parte não é mais usada.