A pressa do dia a dia, momentos de distração ou mesmo esquecimentos podem resultar na perda da CNH, que demanda a realização de uma segunda via. O mesmo vale para casos de roubo, furto e mau estado de conservação, que exigem a substituição do documento por um novo, um processo simples de realizar.
Porém antes de solicitar a segunda via, é preciso se atentar a alguns pontos: não confundir segunda via com renovação, pois a validade da primeira é a mesma da CNH original, já a segunda prolonga a data de vencimento.
Vale lembrar que a segunda via pode ser pedida a qualquer momento, enquanto que a renovação apenas 30 dias antes do vencimento ou quando a data já expirou. Além disso, em caso de roubo ou furto, é necessário comunicar o fato à polícia e fazer um boletim de ocorrência (B.O.) para se assegurar contra o uso indevido do documento.
Ademais, a segunda via consiste na emissão de um documento exatamente igual ao primeiro, por isso caso haja necessidade de alterar informações, é necessário realizar o procedimento de mudança de dados primeiro, descrito no próximo tópico, o mesmo vale para mudança de categoria, que possui um procedimento específico, também descrito no tópico seguinte.
Logo, se a habilitação está dentro do prazo de validade, regularizada, isto é, não suspensa ou cassada e com todas as informações corretas e atualizadas, basta seguir o passo a passo para pedir a segunda via da CNH:
1) Separe uma cópia simples e o original dos documentos de identificação (RG) e comprovante de residência atualizado, aliás, o endereço é o único dado que pode ser alterado nesse momento, uma vez que ele será modificado apenas no sistema do Detran;
2) No site do Detran do estado emissor do documento é possível emitir o boleto de pagamento, que deve ser pago e apresentado no dia da solicitação;
3) Caso a CNH esteja em posse do condutor, como nos casos em que o documento está em mau estado, apresente-a também no guichê do Detran e providencie uma cópia simples desse documento;
4) A solicitação pode ser feita pessoalmente ou via site, caso a melhor opção seja ir diretamente ao Departamento de Trânsito, é necessário antes fazer o agendamento pela internet;
5) Basta aguardar o período solicitado para retirar o novo documento ou recebe-lo via correio, nesse caso é necessário indicar essa opção e pagar a taxa correspondente ao envio nos bancos conveniados ao órgão.
Os procedimentos para solicitar um novo documento são simples, mas cabe também lembrar alguns procedimentos importantes para conservar a Carteira Nacional de Habilitação sempre nova:
• O documento não pode ser plastificado, mas é importante mantê-lo sempre protegido, o uso de capinhas de plástico é uma boa saída, troque-a caso ela esteja velha ou danificada, custa bem menos do que solicitar a segunda via;
• A CNH deve ser mantida sempre a salvo da umidade e nunca deixada dentro do carro, mas sim junto ao condutor, bem como os demais documentos do veículo. Ademais, cuide bem da habilitação, é ela que atesta legalmente a capacidade de um cidadão de conduzir um carro, moto, ônibus e demais veículos automotores.