Comprar um carro independente se ele for usado, seminovo ou novo não é uma tarefa nada fácil, não é simples como comprar uma bicicleta ou um sapato. Quando pensar em adquirir um veículo (moto ou carro) é necessário estudar todas as opções, pesquisar e em alguns casos até entender um pouco de mecânica. Além de tempo que você vai precisar, também vai precisar do dinheiro e ter um planejamento, principalmente quando a gente fala de um carro novo é imprescindível ter paciência para conversar com vendedores, com toda documentação e com a grana que às vezes pode faltar. Importante, o carro tem quer ter o seu estilo e deve suprir as suas necessidades, quando falo você estou me referindo ao comprador do veículo.
Nesta matéria listei alguns detalhes que passam despercebidos pelos clientes ansiosos durante a compra e os vendedores detectam de maneira rápida e desse modo você acaba sendo prejudica e para para que estes erros graves não sejam cometidos, é importante a leitura da matéria.
5 erros graves cometidos por muitos na hora de comprar um carro e que você precisa evitar:
1) NÃO CONTROLAR A ANSIEDADE
Sei que o fato de você está comprando um carro é algo animador e muito emocionante, entretanto, este é um momento de cautela e não se pode deixar as emoções falarem mais alto durante o momento da compra, ainda mais algo tão valioso e caro, não tenha pressa em finalizar o negócio e não deixe isso transparecer durante a negociação, pois os vendedores podem pressionam com várias promoções e subsídios. É necessário manter a paciência e tomar a decisão correta.
2) TAXA DE JUROS DA COMPRA DO CARRO
O erro da maioria dos brasileiros é não planejar e pesquisar antes de comprar um carro. O planejamento é muito importante, pois nele que você vai ter em mente o valor médio que você vai precisar pagar todo mês. Devemos também avaliar o valor final da compra, e os valores das parcelas, dos juros e também o tempo que levará para pagar o carro, desta forma você consegue negociar melhor com o vendedor e conseguir descontos.
Dica: ter um bom valor de entrada, sendo assim vai diminuir o valor das parcelas e facilitará mais a sua vida.
3) CUSTO BENEFÍCIO
Outro erro que é bastante recorrente é NÃO se perguntar o motivo da compra e para para que você precisa do carro. O motivo da pergunta vai influenciar em qual modelo você vai comprar, pois talvez você queira um para cidade, ou no campo ou até para nos dois. Com esta resposta em mente, existe alguns modelos que podem te atender melhor e economizar uma boa grana. Mas se você é uma pessoa que vive viajando ou tem outras necessidades, vai influenciar na escolha do modelo / tamanho / potência e até a cor por incrível que pareça. Valor que normalmente não calculamos, se o veículo econômico (consumir pouca gasolina), se ele é flex, seguro e um IPVA, tudo isso deve ser levado em consideração na hora da compra.
4) INSTALAÇÃO DE ACESSÓRIOS
Comprar um modelo completo ou não?! Muitas das vezes surgem estas duvidas, comprando completo ajuda, mas se eu comprar ele seco e depois quiser adicionar individualmente os acessórios, vale a pena? Não! Nunca escolha a segunda opção é um erro, pois além de ficar mais caro, o risco de dá problema é grande pois são adaptações que eles fazem nos carros. Assim, caso não se importe com opcionais ok, mas caso queira ter é melhor escolher um carro mais completo com os acessórios de fábrica.
5) COMPRAR PELO DESIGNER
Quinto e ultimo erro que é bastante comum por conta da influência da mídia e da sociedade que muitas das vezes impõe padrões de carros mais bonitos e outros casos afirmam que os mais caros são os melhores. As propagandas e as persuasões do mercado automotivo podem levar você a comprar um carro pelos olhos e não para o que realmente você precisa.
Dica: fechar os olhos para o designer e abrir para uma compra sensata que normalmente tende a ser melhor e mais barata. Desta forma você vai conseguir comprar um modelo comparando preços, taxas, impostos, analisando as vantagens, desvantagens e testando o carro (test drive), realizando uma compra inteligente.
Compartilhe essas dicas e evite erros dos amigos também!