Hyundai apresenta o novo Creta, seu anti-HR-V que será feito no Brasil

Modelo, que parte de R$ 43.530 na Índia, deve receber a denominação ix25 por aqui; “O SUV perfeito” mira público jovem.

CRETA-0
Honda HR-V e Jeep Renegade que se cuidem, porque a Hyundai – é, ele mesma! – acaba de apresentar, na Índia, um novo utilitário-esportivo (SUV) que promete repetir o “estrago” que o HB20 fez entre os compactos nacionais. O Creta nada mais é do que a versão final do ix25, modelo que tem tudo para ganhar nacionalidade brasileira em breve e esquentar ainda mais a briga dos miniSUVs, com uma combinação de estilo, tecnologia, praticidade e segurança para agradar gregos e troianos. Com uma construção bastante robusta e uso de extensivo de aço de alta resistência, o Creta promete uma nova experiência ao volante, mas já tinha contabilizado 15 mil pedidos, antes mesmo de chegar nos revendedores.

No mercado indiano, seus preços partem de 859 mil rúpias, o equivalente a R$ 43.530. Lá, o Creta terá três opções de motorização, começando pelo propulsor 1.6 litro 16V de 123 cv, o mesmo que equipa o HB20 brasileiro só que movido exclusivamente a gasolina, sem o sistema bicombustível. Há ainda duas opções CRDi, de ciclo Diesel: 1.4 litro 16V de 90 cv e 1.6 litro 16V de 128 cv. Este último é o único que conta com turbocompressor de geometria variável (VGT) e pode ser combinado à transmissão automática de seis velocidades – o câmbio manual de seis marchas é item de série para toda a gama. Nesta configuração, o jipinho parte de 946 mil rúpias ou R$ 47.960.

O Hyundai Creta promete bastante eficiência, com médias de consumo impressionantes que vão de 15,2 km/l de gasolina, para a versão de entrada, a mais de 21,3 km/l de gasóleo, para o modelo CRDi de 90 cv.

Com 4,27 metros de comprimento, o Creta é 2 cm menor que o HR-V e 4 cm maior que o Renegade. Sua distância entre-eixos, de 2,59 m, também fica entre os 2,61 m do Honda e os 2,57 m do Jeep – nesta medida, são 9 cm a mais em relação ao HB20. Seu porta-malas, que tem capacidade volumétrica de 400 litros, leva uma desvantagem de 37 l em relação ao HR-V, mas oferece muito mais espaço que os 260 l do Renegade. A versão indiana tem 18 cm de altura livre do solo, 3 cm a menos que os 21 cm do Renault Duster vendido por aqui e 1 cm a mais que o Honda nacional.

CRETA-1

Completíssimo, com direito a sistema multimídia, tela sensível ao toque e navegador por satélite (GPS) embarcado, chave presencial e partida por botão Start/Stop, assistente de estacionamento que faz balizas sozinho e uma sopa de letrinhas que inclui HAC (assistente de arranque em aclives), ESC (controle eletrônico de estabilidade) e SBL (faróis auxiliares com orientação para as curvas), além de seis bolsas infláveis, o Hyundai Creta chega a 1,36 milhão de rúpias indianas, o equivalente a mais de R$ 69 mil – lá, seus preços são pareados aos do Duster.

Montado sobre a mesma base do i20, o novo utilitário-esportivo não tem parentesco direto com nosso HB20, mas isso não representaria um empecilho para sua nacionalização. Por aqui, a denominação ix25 deve ser a escolhida e, mesmo que ele não chegue antes da virada para 2017, a expectativa em torno de seu lançamento só deve crescer até lá. Apresentado com o slogan “O SUV Perfeito”, o Hyundai Creta tem tudo para repetir o sucesso alcançado por seus irmãos maiores ix35 e Santafe.​

 

Leia mais sobre Hyundai

 
 
 

Últimas Avaliações

 
 

Videos

 
 

Inscreva no canal

 
 
 
 
 
by preguicaalheia.com